58- Camisa do Radium de Mococa

jogo sport 041

A 58a Camisa de Futebol, do Radium Futebol Clube eu comprei dentro do próprio estádio, no intervalo da partida que ganhou de 3×0 contra o Sumaré, no dia 14 de junho, no mesmo rolê em que eu consegui a camisa da Guaxupé.

Como eu não tinha levado dinheiro, só tava com o cartão, o pessoal deixou eu fazer um depósito mais tarde. Confesso que demorei pra pagar porque não encontrava onde tinha anotado os dados da conta dos caras, mas já ta pago!! (meio caro, R$ 50, mas tá pago! hehehe)

Mococa é uma cidade bem próxima do sul de Minas, e ainda consegue manter uma cara de cidade de interior, bem mais tranqüila que a correria que estou acostumado aqui no ABC ou em São Paulo.

mococa

O Radium é bem conhecido, mas confesso que briga de igual para igual com os deliciosos doces de leite para saber qual o “bem” mais importante da cidade.

doce de leite

No meu caso, Mococa é também a terra de um pessoal punk que era bem gente fina, quem sabe esse post chega até eles. Eu nunca mais tive noticias. Só lembro do nome de um deles, o “Joey”.

Mas falando do time, por que um time com esse nome tão diferente? A resposta é simples, esse foi o jeito que os fundadores arrumaram para homenagear o elemento químico descoberto pela cientista francesa Marie Curie, que pressupunha força, potência e energia.

radium

Foi fundado em 1º de maio de 1919, e times fundados nessa data (dia do trabalho), sempre possuem forte ligação operária, e provavelmente anarquista.

Manda seus jogos no Estádio Olímpico São Sebastião, com capacidade para aproximadamente 7 mil torcedores.

radium mococa

viagem estadios 255

Destaque para a lojinha do time, dentro do estádio:

loja radium

Em 2009 o clube comemora 90 anos de existência, por isso existe uma série de produtos comemorando o feito, de camisas à cervejas:

Os 90 anos do time tiveram direito até à cobertura da mídia:

O time é bem acompanhado pelos moradores da cidade, tem até uma organizada, a Fúria Verde, nascida em 2008, em uma roda de bar em Mococa.

Furia_verde_do_radium

Disputa torneios profissionais desde 1949, o time daquele ano:

radium 1949

Teve seu auge no início dos anos 50, quando conquistou o Campeonato Paulista do Interior e a Série A2 em 1950, disputando em 1951 e 1952 a primeira divisão.

Time de 1952:

radium_1952

Após ficar o ano de 1953 sem competir profissionalmente, voltou em 1954 no então Campeonato Paulista da Primeira Divisão (equivalente a atual Série A2), competição que disputou até 1957.

radium 1957

No ano seguinte, mais um período longe dos torneios profissionais, com o retorno em 1961 na Terceira Divisão Estadual.

De 1962 até 1976 o clube esteve mais uma vez longe dos campeonatos profissionais, voltando na “Terceirona” de 1977, divisão que permaneceu até 1979, quando ao lado do Amparo e do Lemense conseguiu o acesso à Segunda Divisão de 1980. Ainda neste ano, realizou o primeiro amistoso internacional da história contra a Seleção da Arábia Saudita. Venceram por 4 a 1 .

Time de 1979:

radium 79-81

Em 1988 o clube de Mococa foi rebaixado e disputou por dois anos o Campeonato Paulista da Segunda Divisão (equivalente a atual Série A3), quando em 1990 novamente obteve o direito de subir uma divisão e chegar à Série Intermediária, competição que disputou por quatro temporadas.

Em 1994 disputou o Campeonato Paulista B1A, equivalente à quarta divisão do futebol estadual, e continuou nesta competição até 1996. Nas temporadas de 1997 e 1998 esteve ausente do profissionalismo e no ano seguinte, em 1999, disputou a Série B1B.

Do ano 2000 até 2003 participou do Campeonato Paulista da Série B2 e neste meio tempo, entre 2001 e 2003, esteve presente em três edições da Copa São Paulo de Juniores, sendo eliminado na primeira fase de todas.

Em 2005 passou a competir na Segunda Divisão Estadual.

Seu mascote é o Periquito e é também chamado de “Verdão da Mogiana”.

radium

Estivemos no Estádio São Sebastião acompanhando Radium x Sumaré, e o Radium venceu por 2×0.

viagem estadios 261

viagem estadios 264

O placar não conseguiu acompanhar os gols…

viagem estadios 262

Para quem acha que rock e futebol não combinam, ainda mais no interior, se liga nas chamadas que os caras fizeram pros jogos desse ano, beeeeem roqueira!:

E a galera tem comparecido!

viagem estadios 272

A vista das arquibancadas revela um horizonte ainda típico do interior, com muito verde, árvores e montanhas… Vendo isso eu me pergunto até quando eu aguento viver no meio de tanto prédio e poluição…

viagem estadios 266

E como sempre, eu e a Mari imortalizamos nossa presença no Estádio!!

viagem estadios 257

Estou tentando conseguir o livro “Radium, o verdão da Mogiana”, para conseguir mais informações, mas por hora, quem quiser saber mais, acesse o site oficial do time é www.radiumfc.com.br

Existe também um blog muito legal falando sobre o time:  www.radiumfc.blogspot.com/

Pra finalizar, que tal um rolê embaixo do bandeirão da torcida??

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2009/11/05/58-camisa-do-radium-de-mococa/trackback/

RSS feed for comments on this post.

16 ComentáriosDeixe um comentário

  1. 1º de maio não é dia do trabalho, é dia do trabalhador.

    Ou melhor, é dia da luta do trabalhador.

  2. Olá Maurício, como vai ?
    Achei que a reportagem ficou muito boa. Iniciamos a parceria com o Radium neste ano de 2009 e esperamos continuar por um bom tempo. A cidade é realmente apaixonada pelo clube e por isso estamos tentando juntar as forças da cidade para levantá-lo.
    Grande abraço,

    Fabio Donatelli – Freshcom / Radium FC

  3. Fabio o Ueslei disse que vc mandou me passar este endereço, não entendi.

    Celso
    acelsomundial@gmail.com

  4. dia do trabalho do trabalhador tudo a mesma coisa, quem tem trabalho..é trabalhador, quem é trabalhador tem…ahhhhhhhhhhhh uahhsuhauhsuhsh razinza hehehe

  5. […] Conhecemos o administrador do Estádio, que jogou por diversas equipes amadoras e pelo Radium de Mococa. […]

  6. Quer dizer que vc esteve por aqui e nem para avisar?
    É não se fazem mais punks como antigamente mesmo, aos quais enviava nem que fosse uma carta social de 00,1 centavo antes de vir.suhasuhasuhsuhaau

    A cidade de Mococa localiza-se no nordeste do Estado de São Paulo, segundo consta em fontes históricas. No cerne do período Republicano: O povoado, até então conhecido como São Sebastião da Boa Vista, em meados de 1840, passa em 1857 a ser considerada Freguesia. Em 1871, Vila, e somente em 1875 veio a ser considerada cidade oficialmente.

    O nome vem da seguinte designação: Mu – pequeno; Co – esteio e Oca – casa, resultando daí a expressão Mucoca – casa de pequeno esteio. Em 1842, foi implantada a primeira lavoura de café, vindo a gerar cidades e citadinos. O que impossibilita pensar em café sem escravos, estes advindos da África para suprirem a mão-de-obra nos cafezais. Após 1888, data da abolição da escravatura, se faz necessária a substituição de mão-de-obra escrava.

    Eis que a cidade passa a receber uma massa de imigrantes, em sua esmagadora maioria de Italianos, cerca de 9.000 e em menor escala também de alemães, austríacos, espanhóis, portugueses e libaneses, para essa substituição da mão-de-obra. Como resultado, houve uma fusão cultural e cosmopolita em pleno “sertão do pardo”, período este conhecido como a Belle époque caipira, qualificando Mococa como uma das principais cidades produtoras do melhor café do Brasil.

    A florada civilizadora do café passa a dar origem à última aristocracia (os fazendeiros de café), tornando-os a elite social brasileira.

    Pois entre 1914 e 1918, período da Primeira Guerra Mundial, ocorre à desorganização do comércio internacional, desestruturando a economia cafeeira devido à retração dos mercados consumidores. A partir deste período os fazendeiros passam investir na criação de gado de leite. Em 1932, a cidade passa a ser Front da Revolução constitucionalista no conflito entre mineiros e paulistas.
    Terra esta berço do escultor Bruno Giorgi, e do comediante Rogério Cardoso. Tendo com atrações turísticas o centro histórico, diversas igrejas, museus e casa de cultura, turismo rural e turismo de eventos: esportivos troféu Chico Piscina e Kim Mollo, de eventos como a Semana Universitária Mocoquense.

    *Gustavo de Souza Pinto (Bacharel, licenciado e Pós-graduado em História. UNESP-Franca)

    Contato: clioprojetosculturais@gmail.com

  7. Olá,eu gostaria de saber se existe alguma foto do time de 1949,quando havia um goleiro de nome Ié…ele é meu avô, me lembro qdo pequena de ele me mostrar várias fotos e tal…sei lá, se conseguir por favor entre em contato, obrigada!

    • Ué, no post tem uma foto do time de 49, seu vô pode ser o primeiro da esquerda, da fila de baixo… confere???

  8. eae mauricio nao tinha visto essa postagem.
    Pois bem ficou muito boa mesmo sou um dos diretores da fúria verde e agradecemos por pessoas como voce mostra o noso prazer de ir ao estadio e torcer pelo radium !
    Grande abraço e parabens

  9. muito legal.Acho muito bom eles divulgarem Mococa assim!!!

  10. Olá amigo, gostei muito desta pequena homenagem ao grandioso Radium de Mococa. Sou de lá e chamou a minha atenção você ter conhecido alguns punks de lá!! eheheh… não sou um, mas curto o som!! Já tive algum contato com o Joey, e também conheço o Budda que faz tatuagem, o Sapo, o Velho… que é uns caras que andavam juntos a uns 10 anos atrás. Meu tio tinha banda com o Joey, então acho que se vc quiser entrar em contato, consigo pra vc ok??? falow… abraço, t+

  11. Caro amigo blogueiro, viva!
    No seu belo trablaho ficaram faltando fotos expressivas dos jogos e jogadores. Muitas vezes, damos crédito a quem não merece. Outras, não damos crédito porque não conhecemos o trabalho.
    Então, ofereço meu trabalho para sua apreciação e possível divulgação.
    Se tiver interesse, dê uma boa olhada nas minhas fotos, que são, talvez, os únicos registros realmente importantes fotos dos jogos mais recentes do verdão da Mogiana; acesse, por favor http://www.paginadeideias.com.br/ESPORTE/radium/radium.htm
    para ter um link direto co a página que montei para o Radium
    ou acesse a página principal do meu site, que é o Página de Idedias: http://www.paginadeideias.com.br

    Esperando por um retorno seu, deixo aqui um grande abraço, e votos de saúde e propseridade.
    Maciel

  12. Para não deixar nenhuma dúvida sobre minha campanha fotográfica diante do Radium F.C., estou na foto onde os times estão perfilados, se não me engano, é a foto que você tirou do jogo entre o Radium e Sumaré. Estou com meu potente e bom equipamento fotográfico, de bermuda e camiseta… verde´, é claro! Hahahahahahahahah

  13. Por falar em Ié, você é o que do Esparadrapo, filho do Ié?Fui muito amigo do esparadrapo, e curtimos muito rock´n´roll juntos!

  14. Na epoca quando voçê visitou Mococa , eu vi esta reportagem sua no jornal da cidade , tambem sou de lá e acompanho a trajetória do Radium a muitos anos , pois tem jogo fora que só tem eu , muitas vezes nem a diretoria está lá , pois moro em Itápolis , mas meu time sempre será o Verdão da Mogiana , tambem faço esse trabalho de assistir jogos pelo interior , não importa a divisão , o importante é os times do interior com suas histórias . Abraço , vamos nos encotrar por algum estádio ainda .

  15. Muito bom! Faço votos de que continue com o trabalho de colaboração histórica. Parabéns!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: