29- Camisa da Caldense

caldense-frente

Bom, já que passamos por Poços de Caldas e falamos sobre o novo time da cidade, o Vulcão, é hora de retratar o outro time, a tradicional Caldense!

aacaldense

Essa camisa eu consegui do jeito mais triste. Comprando. É fogo, não que eu ache injusto, mas é que mais do que comprar, eu tive que pedir pro pessoal do clube abrir a lojinha pra mim, e sabe quando as pessoas não demonstram aquela boa vontade? Foi assim. Fiquei chateado. Esperava que os colaboradores do clube ficasem contentes por uma pessoa de fora querer comprar uma camisa. Mas deu pra ver que pra eles, aquilo é só mais um emprego.

Bom, vamos às coisas boas. O detalhe mais legal da camisa é o número. 19. Na época que eu ainda jogava no Autônomos, mesmo quando zagueiro titular, eu adorava jogar com a 18, ou 19.

caldesne-costas

Bom, sobre o time, o site oficial é o www.caldense.com.br, se quiser escutar seu hino, ouça aqui. Seu mascote é o Periquitão:

mascote_caldense-mg

Vale conferir a promoção que eles fizeram para escolher o nome do mascote:

A “pré história” do futebol de Poços de Caldas começa em 1904, com Paulino de Souza trazendo uma das primeiras bolas de futebol para Poços.

Muitos times surgiram no princípio do século XX, mas desapareceram em seguida, como o Internacional F.C. Os remanescentes se uniram, formando a Associação Atlética Caldense.

No início, o clube não possuía sequer sede social ou campo, e jogava no campo do Internacional F.C., sem arquibancada ou gramado. Os torcedores ficavam em pé e os jogadores tinham que se contentar com um campo pelado.

Em 1926, a Caldense adquire um brejão, onde as crianças iam caçar rãs, que foi drenado e cercado de madeira, transformando-se em Campo.  A partir dos anos 30 começou a ser contruída uma arquibancada. Somente em 1947, conseguiu-se a seção de uso com o prazo de 20 anos.

A equipe teve grandes momentos como entre 1960 e 1961 quando fez uma campanha de 57 partidas invictas. E navegando pela net encontrei uma foto que diz ser de 1978, alguém confirma?

Time de 1978

Em 1979, inaugura-se o Estádio Municipal Ronaldo Junqueira e o  então campo da Associação Atlética Caldense foi desativado.

Após tantos anos de luta, em 2002, a Caldense conseguiu sua maior façanha, o Campeonato Mineiro da primeira divisão. Veja como foi:

Pra finalizar, quer comemorar um gol com os caras? Vai lá!

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2009/03/14/29-caldense/trackback/

RSS feed for comments on this post.

10 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Cara, que legal você ter publicado isso da Caldense. Eu sou torcedor da Caldense, digo que sou o único porque eu só torço pra ela e nenhum outro, diferente da maioria que diz torcer. Eu acompanho todos os jogos, infelizmente pelo rádio ouvido pela internet, mas adoro esse time, é o time da minha cidade. Eu também tive que pedir pra abrirem a porta da lojinha para eu comprar a camisa e o pior é que só se acha lá no clube mesmo. Rodei a cidade atrás de uma flâmula, mas só há material de times grandes. Eu estive lá no Ronaldão em 2002, naquele ano fui aos estádios em todos os jogos em Poços e alguns fora. Foi o ano em que mais senti orgulho dela. Fui ao Mineirão no último jogo do Supercampeonato Mineiro. Acompanhei meu time mesmo no descenso e agora torço por ele todos os dias para subirmos, e iremos! Abraços!

    • Fantástico, Luiz!
      A relação de identidade entre o time e a cidade e seus moradores é pra mim um dos mais belos sentimentos do futebol.
      Boa sorte esse ano!!

  2. Parabéns pelo post da Associação Atlética Caldense. a ÚNICA equipe de cidade de Poços de Caldas. Caldense é amor, Caldense é minha vida!!

    EU sou torcedor fanático da Veterana e do Palmeiras.
    Moro em Sao Paulo e sempre vou aos jogos no Palestra Itália. Mas quando em Poços, não abro mão de conferir os jogos do time da minha cidade natal.
    Caldense, rumo ao Módulo I da 1ª divisão do Campeonato Mineiro. Bola o time tem, só devemos esperar para comemorar!
    Abraços champs!

    • OLÁ AMIGO. TAMBÉM SOU POÇOS CALDENSE E AMO A VETERANA. TEMOS VÁRIOS COISAS EM COMUM, POIS TAMBÉM MORO EM SÃO PAULO E SOU PALESTRINO DOENTE, FANÁTICO. ME ESCREVA, MANDE SEU TELEFONE E VAMOS MARCAR UM DIA PARA VERMOS O JOGO DO NOSSO VERDÃO QUERIDO. ABRAÇOS.

      • Hmmm, não sou palmerense, sou ramalhino, podiamos ver um jogo da veterana, agora na serie A!!

  3. Muito Bom, sou torcedor da Caldense Fanático msm
    associado a Camisa 12 Fanáticos Independentes
    e não tenho simpatia por mais nenhum sou só Caldense
    meu time é tradição amor é um sentimento q não se explica só dá nóis nessa cidade akele timinho q vc citou aí o Vulcagão tá com nada não até o fim do ano ele não existe mais,

    ai vai um grito da torcida mais vibrante dessa cidade;

    com muita raça e tradição vamos honrar a camisa do meu verdão
    vamo lutar vamo vencer caldense até morrer
    verdão querido de luta e glorias com com muito orgulho
    é que eu canto a sua historia
    vou batalhar até morrer
    pra sempre eu hei de ser

    CALDENSE CALDENSE CALDENSE EÔ
    VERDÃO TERROR
    CALDENSE EÔ
    VERDÃO TERROR

  4. Opa, tenho uma camisa da Caldense tb….

  5. […] Passei por um pequeno calvário, mas consegui. Se quiser saber mais sobre o time, leia o post que fiz sobre a camisa aqui. […]

  6. É realmente um absurdo manterem aquela lojinha da Caldense fechada, e realmente o pessoal lá é muito sem educação. Uma pena, pois eu considero um grande prazer uma pessoa de fora estar interessada em comprar uma camisa da Veterana.
    No mais, muito legal o post sobre a Caldense, e quando vier a Poços novamente visite a Rádio Difusora onde trabalho.
    Abraço!

  7. Sou de campinas meu vó mora em Poços a ultima coisa que ele deu foi a camiseta da caldense a partir começei torcer pra veterana


Deixe um comentário