20- Ferroviário

niver-mau-002

As duas camisas acima representam a vigésima agremiação postada neste blog. Faltam apenas 980 para atingir minha meta. E sigo confiante.

Ambas foram presente da Mari (minha namorada e responsável pelo blog de moda: www.pencefundamental.wordpress.com), e foram adquiridas lá no estádio da Barra, no Ceará.

O Ferroviário Atlético Clube, conhecido como Ferrão, tem uma história bem interessante. Fundado por trabalhadores em 9 de maio de 1933, no Setor de Locomoção da Rede de Viação Cearense o clube é um dos que mantém viva a raíz operária, tão comum no início do século XX. Se quiser saber mais, veja este vídeo, com o hino do time ao fundo:

É uma das três grandes potências do futebol cearense (completam o quadro Ceará e Fortaleza).

De acordo com Ernani Buchman, ex-presidente do Paraná Clube e autor do livro “”, o Ferroviário não só é um dos maiores vencedores entre mais de uma centena de times de origem ferroviária no país, como é o que demonstra hoje a maior vitalidade, seguindo forte diante de tantas dificuldades que assolam o futebol brasileiro.

futeboltrem

Fundado em 1933, por Valdemar Caracas, o time nasce dos operários que realizavam a manutenção nas locomotivas da RVC (Rede deViação Cearense) e que muitas vezes tinham que esperar entre um turno e outro.

Pra matar o tempo, jogavam bola, numa relva diferenciada, formada por Matapasto e Jurubeba, ervas que dariam nome aos dois times que mais jogavam por ali e que acabariam se unindo para formar o Ferroviário.

Ali, muitas vezes as traves eram feitas de peças retiradas das Maria Funaças.

Seu mascote é um tubarão.

simbolomascote

Seu estádio é o Vila Olímpica Elzir Cabral e tem capacidade para cinco mil pessoas.

O site oficial do time é: www.ferroviario.com.br .

Além disso conta com uma torcida incrível, a Resistência Coral, que leva às arquibancadas diversão e política, cantando pelo Ferrão e contra o Capitalismo. O blog deles é : http://resistenciacoral.blogspot.com/ e o site http://br.geocities.com/resistenciacoral/ .

Vale a pena a tradicional olhada pelas arquibancadas ocupadas por estes anarquistas e comunistas do Ceará.

Há um belo livro sobre o time, chamado Ferroviário – Nos trilhos da vitória, escrito por Airton de Farias, e que pode ser comprado aqui.

Abraços!

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2009/01/05/20-ferroviario/trackback/

RSS feed for comments on this post.

7 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Aí gatinho foi muito legal ter ido até o Estádio comprar as camisas pra você!!!

    Adoro conhecer estádios, adoro viajar com você!

    Te amo

  2. Saudações corais desde Fortaleza!
    Ficamos muito gratos pela honrosa menção neste blog camarada! Isso só tem a fortalecer nosso querido Tubarão da Barra, o futebol de origem operária e nossa humilde claque, Ultras Resistência Coral.
    ULTRAS RESISTÊNCIA CORAL#DEDICAÇÃO E LEALDADE AO NOSSO TIME OPERÁRIO!

    • Opa, como vocês sempre dizem…
      Sem guerra entre as torcidas!
      Sem paz entre as classes!
      Aguardamos vocês pra assistirem um jogo conosco aqui em Santo André qquer dia!

  3. Muito bacana o pessoal d aresistência coral, tive o prazer de assistir um jogo ao lado deles, e é algo que levarei na memória o resto da vida!
    Saúde e Anarquia!
    Futebol é Política!

  4. […] em busca das 1.000 camisas. Voltemos ao Ceará (de onde já mostrei a camisa do Vovô, e do Ferrão, que por coincidência decidiram o primeiro turno do estadual/09)  para ver a minha camisa do […]

  5. Parece com o Sao Paulo

  6. […] ao Ceará (de onde já mostrei a camisa do Vovô, e do Ferrão, que por coincidência decidiram o primeiro turno do estadual 2009)  para ver a minha camisa do […]


Deixe um comentário