75- Camisa do Club Alianza Lima

A 75ª Camisa é mais uma das minhas camisas que veio do Perú, mais especificamente de Lima, capital do país.

E é incrível perceber como a cultura do “brasileiro padrão” sobre o futebol é tão limitada… Os times peruanos são praticamente desconhecidos pela maioria dos hinchas brasileiros.

Bom, é pra isso que eu escrevo esse blog… Então vamos à história do Club Alianza Lima.

O time foi fundado em 15 de fevereiro de 1901, com o nome de Sport Alianza, o nome Alianza Lima seria adotado posteriormente, por uma decisão popular.

É um dos clubes mais populares do Perú, mantendo acesa nos seus mais de 109 anos, a chama do amor no coração dos seus torcedores que o chamam carinhosamente de “Alianza Lima Corazón“…

No início de sua existência, a diversão era disputar partidas contra times como Atlético Chalacom, Independência, entre outros.

A primeira partida oficial, em 1929, foi contra o Jorge Chávez, no primeiro torneio organizado pela Liga Peruana de Futebol, numa década marcada pelas atuações do inesquecíveis jogador, “el maestro” Alejandro Villanueva, que junto de seus companheiros marcou a época como os “Negros Diablos“.

O sucesso internacional veio na década de 30, com um rolê feito pelo Chile, onde o clube teve ótimos resutados.

Os anos 40 apresentaram performances irregulares, somente em 1948 levantou uma taça.

Já os anos 50, marcariam o início do futebol profissional no Perú, destaque para a formação do time, de 1950:

Profissionalmente, a estréia do Alianza, em 1951 se deu numa vitória contra o Atlético Chalaco, por 2×1.

Os anos 60 trouxeram bons ventos ao time, já em 1962 trouxe um novo título nacional ao time, assim como seria em 1963 e 1965.

Em 1966, disputou a Copa Libertadores de América com o time abaixo:

Os anos 70 trariam uma nova geração de jogadores que conquistariam os campeonatos de 1975, 77 e 78.

O time de 1973:

O time de 1978:

Em 1976 disputou a Libertadores com o time abaixo:

A década de 80 foi marcada pelo triste acidente aéreo de 1987, onde faleceram todos os jogadores e comissão técnica, além de alguns torcedores. O time seguia bem para a conquista do título daquele ano.

Dez anos depois, em 1997, veio um novo campeonato.

O ano 2000 traz novamente a tristeza da morte ao clube, o volante Sandro Baylónes, também capitão da seleção Peruana sub 23 faleceu num acidente automobilístico.

2001 era o ano do Centenário, e além de vários reforços, o clube levou o brasileiro Paulo Autori para ser técnico do time, sem contar a presença do meio campo Palhinha. O time conquistou mais um Campeonato Nacional.

Em 2002, disputou a Libertadores no mesmo grupo de Cerro Porteño, Cobreloa e São Caetano, mas terminou em último, além disso foi convidado para disputar a primeira edição da Copa Sulamericana, sendo eliminado na terceira fase pelo Nacional, de Montevidéu.

Depois de 2002, ainda disputou a Copa Libertadores de América em 2003, 2004, 2005, 2007 e 2010, onde vem fazendo boa campanha, na liderança de seu grupo até o momento.

Destaque para a torcida Comando Svr, fundada ainda na década de 70:

Manda seus jogos no Estádio Alejandro Villanueva, com capacidade para 35.000 pessoas:

O site oficial do clube é www.clubalianzalima.com

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2010/04/23/76-camisa-do-club-alianza-lima/trackback/

RSS feed for comments on this post.

7 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Mau, acho que vale uma menção curiosa sobre o uniforme do Alianza: todo mês de outubro, eles deixam de usar o uniforme azul-marinho e branco, e passam a usar um uniforme roxo e branco. É o que eles chamam de mês “morado” do Alianza, em homenagem ao santo padroeiro do clube.

  2. Bom, parabéns pelo post. Como você disse, é raro ver brasileiros terem alguma cultura sobre times da América Latina. Ainda sim, o Alianza Lima, um time de tanta tradição em torneios como a Libertadores da América. Mais uma vez fica meu parabéns e uma pergunta. Você importou a camiseta do Alianza, quanto que custou? Contato: rodrameche@yahoo.com.br.

    Obrigado

  3. Ae mermão, assisti um jogo deles contra o Cienciano em Lima, la em “la Matute”…. no meu orkut tem umas fotos do jogo….

  4. Parabéns pelo blog, não conhecia. Tive o prazer de conhecer este blog exatamente na época em que homenageia meu querido Club Alianza Lima. Linda camisa, que está fazendo bonito nesta libertadores 2010. Arriba Alianza !!!

  5. #Rodrigo, você está errado, o time com mais tradição na Taça Libertadores é o seu rival, Universitàrio, equipe é mais popular com os seguidores no Peru. os primeiros torcedores no Peru são do Universitàrio: barra U oriente, depois de alianza comando svr, e depois outra barra do U trinchera U norte; nessa ordem, nos anos 70. é muito interessante blog, parabéns. adrianrodrich[@]gmail.com

  6. […] A 77ª camisa da coleção é uma homenagem a um dos dois clubes Peruanos que se classificaram para as oitavas de final na Libertadores de América 2010, o Club Universitário de Desportes, também chamado de “La U“ (o outro clube a se classificar foi o Club Alianza Lima, clique aqui para ver o post sobre sua camisa) […]

  7. […] A 77ª camisa da coleção é uma homenagem a um dos dois clubes Peruanos que se classificaram para as oitavas de final na Libertadores de América 2010, o Club Universitário de Desportes, também chamado de “La U“ (o outro clube a se classificar foi o Club Alianza Lima, clique aqui para ver o post sobre sua camisa) […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: