72- Camisa do CSA

 

A 72ª Camisa de Futebol pertence ao tradicional CSA, o Centro Sportivo Alagoano.

Essa camisa eu trouxe, na minha viagem de fim de ano para a magnífica Maceió (veja aqui como foi).

O CSA foi fundado em 7 de setembro de 1913, na Sociedade Perseverança e Auxiliar dos Empregados no Comércio, por um grupo de desportistas e devido à data, o primeiro nomeadotado foi Centro Sportivo Sete de Setembro.

O primeiro jogo do time azulino foi uma vitória de 3×0 contra uma equipe formada por alagoanos que estudavam em Recife.

Antes de se tornar definitivamente “CSA” (em 1918), ainda viria a se chamar “Centro Sportivo Floriano Peixoto“.

Existe um excelente site sobre a história do futebol alagoano, o Museu dos esportes, onde se pode encontrar imagens históricas, como a do time de 1923:

O time possui desde seu início, enorme rivalidade com o outro time da cidade, o CRB, mas houve um jogo em que essa rivalidade foi vencida, em 1931, quando 2 jogadores do CRB foram convidados pelo treinador e jogador Tininho para reforçar o time do CSA num amistoso contra o América de Recife.

Zequito Porto e Fonseca eram os convidados. Diretores do CSA chegaram a dizer que não concordavam com a presença dos jogadores do CRB, mas  Tininho peitou a diretoria e escalou os dois na partida em que venceram o América por 4×2 (Dois dos gols marcado por Fonseca). Coisa rara pra se existir entre dois rivais, não?

O time coleciona uma série de eventos memoráveis, por exemplo, achei uma foto de um dia em que o Garrincha disputou uma partida com a camisa do próprio CSA.

Garrincha é o 2o agachado da esq para a dir.

Outro grande momento foi o vice campeonato da Taça de Prata de 1980. De 1975 a 1979 disputou o Brasileirão (que chegou a ser jogado por 94 times), até então organizado pela CBD (Conferderação Brasileira de Desportos), com a criação da CBF, o time teve de disputar a Taça de Prata (equivalente à segunda divisão, ou série B, atual).

Mesmo perdendo a final para o Londrina, o CSA conquistou o acesso à divisão de elite do futebol brasileiro, do ano seguinte, com o time :

Em 1981, no seu retorno à elite… o time foi rebaixado, com o plantel abaixo:

Em 1982, o jeito foi disputar novamente a Taça de prata, e mais um vice campeonato, desta vez contra o Campo Grande, do Rio de Janeiro.

A final foi em 3 jogos, e o primeiro deles, o CSA venceu por 4 x 3, numa partida que ficou conhecida como o “jogo da virada”, mas perdeu os dois seguintes, no Rio de Janeiro, com o time:

No Brasileiro de 1983 teve grandes momentos, como nas vitórias por 4×0 diante do Tiradentes e os 2×1 contra o Fluminense, em pleno Rio de Janeiro, com o time:

O time conquistou o campeonto estadual 37 vezes, mas também chegou a ser rebaixado para a segunda divisão do alagoano duas vezes, em 2003 e a mais recente, em 2009.

O auge do time veio em 1999, na disputa da Copa Conmebol, quando pela primeira vez, um clube de Alagoas participou de uma competição internacional.

Logo na estréia, eliminou o Vila Nova de Goiás nos pênaltis.

O segundo adversário foi o venezuelano Estudiantes de Mérida, eliminado com um empate sem gols, na Venezuela e uma vitória do CSA, por 3 x 1, em Maceió, num jogo que teve seis jogadores expulsos.

Na semifinal, embate histórico contra o São Raimundo, também vencida na disputa por penaltys. O CSA era agora o primeiro clube do Nordeste a disputar uma decisão de competição sul-americana, contra o Talleres, da Argentina.

Na primeira partida o CSA fez 4 x 2, em casa, o título parecia certo, mas na Argentina, a catimba falou mais alto e o título foi perdido numa derrota por 3×0.

Existem muitos vídeos sobre toda a campanha, mas sobre a final, só achei o vídeo do gol, do título do Talleres. De qualquer forma, foi um momento inesquecível para o time do CSA.

O CSA costumava mandar seus jogos no Estádio Gustavo Paiva, o Mutange. Sua capacidade chegou a ser de 9.000 pessoas.  E tem como destaque ter sediado o jogo CSA 1 x 1 Velez Sársfield, em 1951.

Atualmente, o CSA disputa suas partidas no Estádio Rei Pelé, o Trapichão (do governo estadual), utilizando o Mutange apenas para treinamentos.

O mascote do CSA é o Azulão:

Ouça o hino no link abaixo:

Não encontrei o site site oficial do clube, mas há o http://www.azulcrinante.com feito por torcedores e também o blog www.csa-azulao.blogspot.com/

Estive recentemente em Maceió e um dos amigos que fiz no hotel era torcedor do CSA, esse post vai pra ele!

Apoie o time de sua cidade!

Ainda que sua praia tenha uma praia linda, é no Estádio que cantamos juntos!

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2010/04/06/72-camisa-do-csa/trackback/

RSS feed for comments on this post.

13 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Muito bom! Excelente post falando da história do maior, mais tradicional e querido clube de Alagoas, Centro Sportivo Alagoano.

  2. Cara vc estar de parabéns, parece mais um torcedor azulino, e naum só isso, um apaixonado pelo CSA, mt obrigado por nos trazer essas informações, creio q muitos aq naum sabem, como por exemplo eu, tem coisas ae q eu naum sabia,

    Parabéns mesmo, e muito obrigado !

  3. Muito Bom Em Ver Um Pouco da História do Clube mais Querido de Alagoas.

    O Centro Sportivo Alagoano!!!

    “Azul e Branco a Vida Inteira”

  4. Que lindo!! parabens belo site.. e claro com essa historia mais ainda..CSA centro spotivo alagoano 3 letras 2 cores 1 so paixao .. maior de alagoas.. CSA

  5. Isso é que é campeonato alternativo! Essa Copa Conmebol merecia um DVD!

    Passe lá no meu blog depois http://camisasfut.wordpress.com

    Um abraço

  6. OLá! vamos fazer parceria entre os blog? eu coloco o link do seu blog e tu coloca do meu.

    http://naoaofutbolmoderno.blogspot.com/

  7. Sou de Maceió, amante do futebol e do meu CSA que está num momento difícil, ams irá se recuperar. Parabéns pelo post, bem como por ter escolhido essa bela camisa do nosso azulão para sua coleção. Com certeza foi agregada certeza muita história junto. Acompanhei seu relato de viagem a nossa capital. Voltem sempre!

  8. muito bom cara parbéns

  9. Parabéns pelo levantamento histórico do “Maior de Alagoas!”
    Embora rebaixado para a 2ª divisão do alagoano o CSA hoje vive um momento muito bom no Campeonato do Nordeste, revivndo e a alegria dos velhos tempos junto aos seus torcedores!

    Seja sempre bem vindo a MACEIÓ

  10. Você está de parabéns por passar um pouco da história do mais querido de Alagoas!!!! Azul e branco a vida inteira!!!

  11. Parabéns, União e Força CSA, uma paixão eterna!

  12. Muito interessante, seria importante fazer sobre todos os times do Brasil. Sou de Petrópolis-RJ, mas minha esposa é alagoana. Gostaria de saber a história do Sete de Setembro de Alagoas mas o time está mais pra baixo do que traseiro de sapo. Se tiver alguma informação eu agradeceria.

  13. O site oficial do CSA: http://www.centrosportivoalagoano.com/website/


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: