71- Camisa do Nueva Chicago

A 71a camisa de futebol vem novamente da Argentina, onde  passamos o carnaval (e ainda nem consegui terminar de contar tudo…).

O time defende o bairro de Mataderos (no extremo sudoeste da Capital Federal), cujo desenvolvimento se caracterizou pela presença da indústria da carne.

Existe no bairro, uma famosa feira que acontece há mais de 20 anos, criada para ser um espaço de produção e difusão das raízes culturais do povo do bairro.

Eu confesso que nunca fui, por medo de só ter coisas de carne – sou vegetariano- mas me disseram que tem de tudo um pouco por lá…

O principal incentivador do futebol no bairro foram as escolas que trouxeram vários jovens  e consequentemente a prática esportiva.

Foi um grupo de jovens estudantes, do bairro que fundou o time, em 1 de julho de 1911, na época, como Football Club Los Unidos de Nueva Chicago.

Nueva Chicago é quase que um sinônimo para o nome do bairro, tamanha a ligação dos moradores de Mataderos e o time.

O time começou modesto, com reuniões nas próprias ruas, um uniforme comprado numa loja do próprio bairro, e tendo como campo, um terreno baldio, onde foram instaladas traves de madeira (a mesma madeira usada nos matadouros para segurar o gado.

No seu início, disputou ligas inter bairros, mas em 1913 se associou à Associación Argentina, disputando o Torneio da segunda divisão.

Jogar em Mataderos sempre foi um problema para os adversários e para a torcida visitante, tanto que em 1915, o clube foi expulso da liga por problemas ocorridos num jogo contra o Nacional, e só pode voltar a jogar em 1917.

Em 1919, alcançou a primeria divisão, numa época pré AFA (Associacion del Futbol Argentino). No ano seguinte, a AFA estava criada e “de presente” para Mataderos, rebaixou o time no tapetão. 

Em 1937, caiu para a terceira divisão, de onde retornou em 1940, com a conquista do Campeonato Argentino Terceira Divisão, com o time:

Muito anos mais tarde, conquistou o Campeonato Argentino da Segunda Divisão, em 1981, chegando à primeira divisão, com o time abaixo:

Em 1983, caiu para a então “Primeira B”, só retornando à primeira divisão em 2001, com o time:

Vale a pena ver a matéria sobre este acesso:

Infelizmente, em 2004 o time caiu novamente, mas já em 2006 conseguiu voltar à primeira divisão, num jogo histórico contra o Belgrano, conseguindo reverter um placar de 3 gols adversos, como pode se ver no vídeo:

Atualmente (2010), o Nueva Chicago disputa a Primeira B, sonhando em retornar rápido ao lugar que se aconstumou, a primeira divisão!

O Estádio fica numa região bastante tranquila…

Mas, como já disse, em dia de jogo, nem sempre Mataderos é tranquilo para seus adversários…

Além do futebol existem outros esportes praticados no clube.

Aliás, o seu estádio leva o nome do time e tem capacidade para 23 mil hinchas!

Vale lembrar que o time possui grande rivalidade com o All Boys, que cresceu graças aos vários jogos disputados nas divisões de acesso.

O mascote do Nueva Chicago é o “Toro”:

Sua hinchada é fanática!

O site oficial do time é www.nuevachicago.com , mas existem vários outros sites dedicados ao time, como o www.primerochicago.com.ar

O Nueva Chicago representa muito bem os valores que tanto acredito de amor ao bairro…

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2010/03/27/71-camisa-do-nueva-chicago/trackback/

RSS feed for comments on this post.

8 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Cara, seu blog é fantástico… vivo entrando aqui e ‘perco’ horas vendo as fotos e textos!
    Vou adiciona-lo à minha lista !!

    Abs

    • Valeu!
      Tambem gastei um tempo lendo seus post e principalemnte ouvindo o bad religion e o jhonny cash!

  2. Linda camisa, fiquei com inveja! Gosto muito da combinação verde + preto, tenho uma camisa do Santos Laguna (MEX) assim que gosto muito!

    Como já disse, seu blog é show! Valeu por colocar o meu na lista de links! Apareça por lá e deixe seus comentários! http://camisasfut.wordpress.com

    Um abraço

    • Fala cara!
      Também tenho acompanhado seu blog e as suas camisas, fantasticas!!!!!!!

  3. Que boa surpresa, Mau !!! Sempre quis saber mais sobre o Nueva Chicago, mas acabava não pesquisando, e agora na minha inserção diária no seu blog… Beleza !!! Quem era do Nueva Chicago e está no Coritiba é o Ariel, que fala direto e bem do clube hermano… Valeu!!! Parabéns !!!

  4. Eu fui várias vezes nesse estádio, uma pena que a AFA proibi torcida visitante nas divisões de acesso devido a onda de violência.
    E mesmo entre a torcida do chicago existe separação das barras rivais, uma loucura!
    Mas enfim, essa coisa da identidade do bairro só lá na Argentina mesmo…

  5. Um dos funcionários do hostel que fiquei em Buenos Aires era hincha de Nueva Chicago. Ele tinha até brasão e tudo! hehe…..se não me engano rola uma rivalidade muito grande contra o Velez Sarsfield também, por que Mataderos fica próximo a Liniers, unas 7 quadras, aproximadamente.
    Ah, parabéns pelo blog! Me tornei um visitante frequente.

    Abs,

  6. parece a camisa do america mineiro


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: