70- Camisa da Ferroviária de Araraquara

A 70a camisa tem o peso de uma das equipes mais tradicionais do interior paulista. Trata-se da Associação Ferroviária de Esportes, a Ferrinha!

E a camisa, não é uma qualquer, é a comemorativa à inauguração do Estádio Fonte Luminosa, após as reformas.

Fundada em 1950, por um grupo de trabalhadores da Estrada de Ferro Araraquara (EFA), o distintivo do time é o mesmo da EFA, com as letras ao contrário.

A cor Grená, segundo historiadores, foi adotada por ser a cor que distinguia as locomotivas da EFA.

Logo, foi iniciada a construção do estádio de futebol, que mais tarde levaria o nome “Dr. Adhemar Pereira de Barros”, conhecido como “Fonte Luminosa”.

Há inclusive um livro sobre o Estádio (compre-o aqui! se quiser)

Em 1951, no ano seguinte à sua fundação, a Ferroviária disputou sua primeira competição oficial, o Campeonato Paulista da Série A2 não conseguindo a vaga para a próxima fase.

Time de 1951

Em 1952, perdeu o acesso para o Linense, que goleou a ferrinha por 3 a 0 na final disputada no Pacaembu. (aliás, fomos ver o Linense semana passada, confira aqui!).

Em 1953, terminou em 2° lugar no hexagonal final conquistado pelo Noroeste.

Em 1954 o time de Araraquara sequer passa da 1ª Fase.

Somente em 1955, o sonho se torna realidade.

Num campeonato que só foi terminar em abril do ano seguinte, a Ferroviária goleou seu maior rival, o Botafogo por 6 a 3, na Fonte Luminosa lotada e assim, garantiu o acesso à Série A1 do Paulista conquistando seu primeiro título na história.

Em 1959, a Ferroviária fez sua melhor campanha num Campeonato Paulista da Primeira Divisão, alcançando o terceiro lugar.

No início dos anos 60, a Ferroviária consquitou destaque no cenário esportivo do país.

Foi a época de ouro do time, quando sua torcida criou raízes e suas cores começaram a ser temidas pelos adversários.

Em 1960, vencera o famoso time do Santos de Dorval, Zito, Pagão, Pelé e Tite. Tomaram de quatro a zero com Pelé e tudo.

Ainda em 1960, excursionou pela África e Europa e em 1963 e 1968, pelas Américas Central e do Sul.


Nos anos 70 o time manteve as boas atuações pelo paulista, oscilando grandes times, como o de 1971, 77 e 78 e times fracos como o de 1972.

Time de 1971

Os anos 80 começam com tudo, e logo em 1980, na disputa da Taça de Prata (a série B da época), o time realizou uma boa campanha chegando às disputas de uma das semifinais contra o CSA. Disputou essa competição também em 81.

Em 1983, o time disputou a série Ouro (o brasileirão), e ficou em 12o lugar, entre 40 equipes.

Os anos 90 trouxeram a realidade do futebol moderno para Araraquara. Enquanto o sistema de transporte extinguia as linhas ferroviárias, os custos do futebol quase acabaram com o time.

Em 1994 foi vice campeã da série C, disputando a série B em 1995 e 1996, quando desistiu de disputar a série B.

Ainda em 96, a Ferroviária venceu apenas uma partida np paulistão e foi rebaixada para a Série A2. Achei um vídeo de uma derota para o Palmeiras:

Na Série A2, em 1997, a Ferrinha continuou em queda livre e foi rebaixada para a Série A3 em 1998, com o time:

Time de 1997

A pane na locomotiva não parou por aí, e por mais dificil que fosse acreditar, a Ferroviária alcançou a série B1 (quarta divisão).

A virada  começou em 2001, com o acesso à A3. Mas empacou em 2003, com o retorno à B1.

Os anos 2000 pareciam fulminar o futebol em Araraquara, e como resposta, em 2004, o clube se tornou empresa, denominada Ferroviária S.A.

A primeira campanha sob a nova direção foi marcada por goleadas e assim, o time garantiu o acesso à Série A3.

Em 2006 conquistou o título da Copa Federação Paulista, com acesso à Copa do Brasil no ano seguinte.

Em 2007, conseguiu deixar a Série A3 do Campeonato Paulista e depois de 10 anos, voltou para a Série A2.

Em 2009 foi novamente rebaixado, disputando a Série A3 atualmente (2010), com o time abaixo:

O mascote da Ferroviária, como não poderia deixar de ser, é uma locomotiva:

O tradicional Hino da Ferroviária pode ser ouvido no vídeo abaixo:

O estádio Fonte Luminosa, onde a Ferroviária manda seus jogos agora é municipal.

Recentemente passou por grandes reformas transformando-se numa arena multiuso. A nova capacidade é de mais de 20.000 torcedores, todos os lugares com cadeiras.

Vale a pena ver a torcida apoiando o time:

Apóie o time da sua cidade

Antes que alguma grande rede de supermercados o compre!

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2010/03/20/70-camisa-da-ferroviaria-de-araraquara/trackback/

RSS feed for comments on this post.

15 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Ótimo trabalho !!!!
    Viva a Ferroviária, a tradição do interior paulista !
    E dias melhores hão de vir !!!

  2. Mtu bom trabalho sobre a gloriosa FERROVIARIA!!!
    Parabens

  3. Ótimo trabalho e a Ferroviária, se tudo der certo, se encontrará novamente na A-1, o lugar de onde nunca deveria ter saído, em 2012

  4. Eis o manto sagrado grená,nossa segunda pele aqui em Araraquara, Parabéns pelo trabalho das camisas..

  5. Gostaria de saber se vocês tem alguma foto do time que tinha o Tião da Galera, Antonio Botelho se não mi engano

  6. é impressionante como um time q ja teve tanta tradição cair desse jeito acorda diretoria da AFEacorda pra cuspir sou de araraquara mas sou bugrino mas gosto desse time é hora do poder público olhar para esse tradicional time que representa a morada do sol ou faz outro representante para araraquara porquê uma grande cidade tem que ter um grande time

  7. […] Os times de Sorocaba viajaram nesta rodada. O Atlético Sorocaba foi a Araraquara e perdeu por 1×0 para a Ferroviária, no Estádio da Fonte Luminosa (foto). Já o São Bento volta de Ribeirão Preto com uma importante vitória que animou a torcida para a sequência da Copa Paulista, venceu o Comercial por 2×1 e é líder do Grupo 5 (Ver Classificação). Na próxima rodada o Galo recebe o Grêmio-SP e o Azulão enfrenta o Red Bull em Campinas no Moises Lucarelli. Os jogos são Sábado (02/09) às 16h. FOTO: Blog As Mil Camisas […]

  8. como euquiria jogar na ferroviaria

  9. Ótimo trabalho, lindo blog, parabéns

  10. Ola boa tarde,acho que todos os afeanos tem uma grande tristeza desde quando caimos da primeira divisão, ja tive nas categorias de base acho que temos que fortalecer essas categorias junto com as escolinhas do municipio com professores que ja defendero a ferrinha e grandes clubes do brasil como Mauro Pastor,Vica,Marco Antonio,Dama,Wilson Carrasco e outros, para que possamos formar nossos meninos da cidade pois o amor pelo time da sua cidade é muito maior doque dos jogadores que aqui passam não são da cidade somente ta de passagem,ai seria como ja tivemos no passado grandes jogadores formados em ararquara como palmeirinha,atlas,colorado e tantos outros, hj acho que temos mais estrutura para formar nosso proprios jogadores e fazer uma ferroviaria a altura do passado e so não ter pressa e fazer bem feito,seguir o exemplo dos velhos mestres do juvenis da ferrinha ai vamos chegar la, e tambem ja passou da hora de montar um Master da ferrinha com tantos exjogadores da ferrinha na cidade e estão esquecido sem um lugar para praticar oque mais gostam o futebol, e matar saudades dos velhos tempos com amigos do passado e hj com essa bela Arena poderiamos estar ja pensado nisso em fazer amistosos benificientes, com outros clubes como palmeiras e etc em benificio do nosso proprio municipio, para entidades carentes acho que um pouco de criatividade é bom e traz hecelente resultado alem de ser muito gratificante para nossa cidade e temos que sempre sair na frente com essa Arena nunca deixar o vizinho fazer primeiro. ABRAÇO ESSA É MINHA COLOCAÇÃO TO A DISPOSIÇÃO PARA COLABORAR COM A FERRINHA E TENHO UM FILHO DE 12 ANOS QUE GOSTARIA QUE JOGA FUTEBOL E SUA CARREIRA TIVESSE INICIO NA FERRINHA SERIA UM SONHO ELE DEFENDER A NOSSA CAMISA GRENA SERIA UM ORULHO PARA MIM ACREDITO QUE VAI SER UM GRANDE VOLANTE ABRAÇO A TODOS.

  11. queria mandar um abraco ao maestro,wilson carrasco,pra mim um dos melhores carater e jogador da ferrinha,sou de sao paulo , palmeirense mas sempre torci no interior para a afe,saudades dos bons tempos

  12. ferroviária meu teme do coração

  13. Muito bom o site
    eu gosto muito da ferroviaria meu avo falava muito de um jogador chamado DOUGLAS ONÇA, e eu tenho um blog de miniaturas de futebol de papel, e para homenagear crie o douglas onça para montar, entre e confira
    futebolartpaper.blogspot.com
    abraços

  14. Gosto muito da afe meu irmão jogou ai nos anos 80, hoje é treinador de futebol, meu primo hoje trabalha na afe. Parabèns a todos que trabalham para manter a força do interior paulista no futebol. Este lindo futebol cada vez mais forte e presente nos gramados te todo o Brasil.

  15. Hoje a gloriosa Ferroviaria e Campea da serie A2 e esta de volta principal divisao do futebol pailista.

    Parabens Ferroviaria !! Glorias em 2016.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: