54- Camisa da Seleção de Israel

final de semana 022

A 54a camisa de futebol do blog é novamente de uma seleção, a Seleção Israelense de Futebol, que representa Israel nas competições de futebol da FIFA.

logo_israel

A relação de Israel com o futebol mostra a força desse esporte. O Estado de Israel foi criado por um decreto da ONU em 1948, mas a Associação de Futebol Israelense funciona desde 1928.

israel

Um dos primeiros duelos entre brasileiros e israelenses se deu numa excursão do Cruzeiro a Israel, em 1953, onde foi feita a foto abaixo:

cruzeiro israel

Apesar de não ser um país europeu, atualmente, compete nas competições europeias.

A seleção israelense chegou a sagrar-se campeã continental asiática, em 1964. Encontrei um blog que oferece uma bela descrição da partida final, no Estádio Ramat-Gam lotado (35 mil israelenses estavam lá). Para ler, clique aqui  (o post está logo após o texto sobre a excursão do Santos de Pelé por lá).

Seguindo a história, após disputar as eliminatórias com seleções da Ásia e da Oceania, classificou-se pela primeira vez para uma Copa do Mundo, a do México, em 70.

Spiegler1969

Essa geração era encabeçada por Mordechai Spiegler, autor do único gol de Israel em Copas, contra a Suécia e que conseguiu jogar no Paris Saint Germain e depois no New York Cosmos, ao lado de Pelé.

124_mordechai_spiegler

Quando sua permanência nas disputas asiáticas tornou-se insustentável, Israel virou nômade.

Assim, no início dos anos 80, disputou as eliminatórias européias, assim como fizera para as Copas de 54, 62 e 66. Terminou a competição na lanterna de seu grupo.

Para as Copas de 86 e 90, tentou a sorte na confederação da Oceania, e chegou a disputar o play-off contra o representante da América do Sul, a Colômbia de Valderrama, Higuita e cia, e após empatar por 0x0, no estádio Ramat Gan, perdeu de 1 a 0 em Bogotá.

E já que falamos de novo no estádio Ramat Gan, que tal uma olhada nele?

Ramat_Gan_Stadium

O Estádio fica no Distrito de Tel Aviv na cidade de Ramat Gan, e foi construído em 1951. É o maior estádio do país com capacidade de 41.583 lugares;

Voltando à seleção, em 92, Israel filiou-se à Uefa. o que colaborou com uma notável melhoria do nível da seleção, prova disso é que mesmo não tendo se classificado à Copa seguinte (94), eliminou a França da disputa com uma vitória em pleno Parc des Princes, por 3 a 2.

Mesmo não tendo se classificado para a Copa nas três últimas eliminatórias seguintes (1998, 2002 e 2006), Israel não perdeu nenhuma partida em casa.

selecaoisrael

É, já há alguns anos, a vaga para a Copa tem se aproximado, e dessa vez a chance era ainda maior, já que caiu em um grupo da eliminatória mais fraco (diferente dos anos anteriores).

Entretanto, faltando duas partidas para o fim das eliminatórias, Israel ocupa o 4o lugar do grupo. Veja informações atualizadas aqui.

De toda forma, o vídeo abaixo reforça as esperanças da torcida israelita na disputa da Copa de 2010:

Vale lembrar que o futebol não tem cor, partido nem religião. E por isso horas tem colaborado, e horas até atrapalhado na difícil relação política/religiosa que envolve Israel e os países árabes, em especial a Palestina.

Pra se ter uma idéia, foi desenvolvida uma campanha da Cellcom, tentando passar uma mensagem de quepessoas de qualquer religião, raça ou gênero podem se comunicar em qualquer situação, estimulando uma possível coexistência pacífica, veja:

Entretanto, manifestantes palestinos consideraram o vídeo um erro, por tentar esconder o que de fato eles vivem por lá, e então jogaram narede um vídeo resposta:

Como disse, é uma situação difícil, e o futebol está dos dois lados do muro que hoje separa o território israelense dos demais territórios árabes. É uma longa, sangrenta e triste história, que o mundo faz de conta nem existir.

Maiores informações no site: http://eng.football.org.il ou se você quiser treinar seu hebraico:  http://football.org.il .

Pra finalizar, vamos às arquibancadas israelitas:

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2009/10/04/54-camisa-da-selecao-de-israel/trackback/

RSS feed for comments on this post.

14 ComentáriosDeixe um comentário

  1. parabéns. Eu venho acompanhando a seleçao israelense desde a minha infância por ser brasileiro amante de futebol e ter família israelense.
    E essa foi a melhor e mais clara exibiçao de fatos da seleçao israelense. Parabéns mesmo

  2. Bacana a camisa. Arthur Friedenreich, um dos primeiros grandes atacantes brasileiros, é filho de uma brasileira com um alemão de origens israelenses. Faz algum tempo, ganhei um cachecol da seleção israelense. Bacana.

  3. gostaria de obter o calção e a camisa da seleção de israel…é um sonho !!!!!

    • você consegue neste site,www.cafetorah.com

      • quero comprar uma camisa da seleçao de futebol de israel…tamanho m …camisa oficial….

  4. tenho tentado ja á algum tempo e sem sucesso comprar uma camisa da seleção de Israel
    quem souber onde venda, de preferência aqui no Brasil eu agradeceria.

    excelente reportagem.

  5. Desejo comprar uma camisa, se alguém souber me avisa.

  6. Eu também quero a camisa eo calção da seleção de israel como faço para comprar,se alguém souber por favor me avise pois quero muito.

    amo a israel e toda a sua cultura.

    Adriano Tertuliano.

  7. Eu também quero a camisa eo calção da seleção de israel como faço para comprar,se alguém souber por favor me avise pois quero muito.

    amo a israel e toda a sua cultura.

  8. Quero saber como que eu faço pra comprar uma camisa da seleção de Israel de 2011?

  9. anderson-bom dia!eu sou da cidade de dompedrito cep :96450-000,rsbrasil,e gostaria de saber se esta s vanda e quais sao as cidades que estao vendendo esas camisetas por favor entre em contato com o numero(+055 053)99666024 ou eviem um sms.
    atenciosamente agradeco

  10. Como consigo uma camisa da Seleção de Israel? Entrega pelos correios?

  11. gostaria muito de comprar uma camisa da seleção de ISRAEL
    Como faço ?
    Se alguém souber por favor me de uma resposta através do email
    maicoraizes@hotmail.com

    obrigado !

  12. oi meu esposo é judeu e gostaria de saber onde compro a camisa da seleção de Israel, por favor entre em contato atelieeretz@hotmail.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: