53- Camisa do S.E.R. Juventude (MT)

srjuventude

A 53a camisa de futebol do nosso blog vem de longe. Trazida do Mato Grosso pelo amigo, punk, anarquista, antropólogo, editor do http://punkcanibal.zip.net e perna de pau “Guilhermão” (na foto abaixo, o da direita).

guilhermao loco

O time dono da camisa defende as cores de Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso, cidade fundada por Bandeirantes, que procuravam riquezas minerais.

brasao Primavera_do_Leste_MT

primavera2

primavera

O time é a Sociedade Esportiva e Recreativa Juventude, retratada abaixo por seu brasão, criado por Eloi Bauer Melo.

Rjuventude

O time do Juventude foi fundado em 23 de maio de 1982, por meio de 15 pessoas que se reuniram no hotel e churrascaria “Trevão”, em Primavera do Leste, e nasceu oficialmente para participar do campeonato amador de Poxoréo, cidade próxima de Primavera do Leste. Até então, só disputava jogos e torneios em fazendas cruzando as redondezas do jeito que dava, muitas vezes em cima de caminhões.

Pelo fato de Primavera do Leste ter sido elevada à município apenas em 1986, e pela população reduzida, os 11 jogadores do Juventude foram por muito tempo constituídos de índios da aldeia xavante. Aliás, já escrevi sobre o livro que conta um pouco sobre a ligação dosXavantes com o futebol, leia aqui.

E quem acha que o time nunca ganhou nada, saiba que em 1990, o time conquistou o Campeonato Estadual da 2a divisão, que permitiu que o Juventude disputasse  a partir do ano seguinte a primeira divisão.

Em 1992 a equipe estreiou na Copa do Brasil, sendo eliminada pelo Criciúma, após perder de 3 X 1 no Heriberto Hülse  e por 0 X 5, no Asa Delta.

Em 2000, o clube conseguiu levantar a taça da 1a divisão do Campeonato Mato-Grossense. Se não bastasse o feito, no ano seguinte (2001) o Juventude sagrou-se bicampeão estadual.

Pra complementar o ótimo ano, o time ainda fez uma participação heróica na Copa do Brasil. Começou passando pelo Malutron (que possuía uma forte equipe na época), com uma vitória em casa, no Asas Delta, por 4×0 e uma derrota em Curitiba por 1×0.

Depois chegou a vez do Fluminense, e para a surpresa de todos, venceu em casa por 4×1 (dessa vez, jogando no José Fragelli). Infelizmente, no jogo de volta, em pleno Maracanã, o Juventude perdeu por 3×0, sendo desclassificado.

Em 2002, o Juventude manteve a base da equipe bicampeã, com destaque para os ídolos da torcida, o zagueiro Baggio, o meia Washington, além do meia-atacante Fernando Vila Nova e do artilheiro Moreno.

Novamente participou da Copa do Brasil, e apesar de vencer o Atlético Mineiro, no Mato Grosso por 2×1, foi eliminado da competição por levar 2 X 0 em Belo Horizonte.

Em 2003, o técnico era Eder Taques, e o time base: Ronaldo; Odair, Charles, Rocha e Renatinho; Marcelo Francis (Jonas), Chulapa, Elias e Abílio; Jair e Rinaldo.

Em 2005, o Juventude chegou a anunciar seu licenciamento, mas acabou voltando atrás.

timedojuventude

Mas infelizmente em 2008 o time se licenciou e deu espaço a um novo time na cidade, chamado “Primavera”.

O Estádio do Juventude é o Asa Delta, o “Cerradão”, com capacidade para 5 mil pessoas.

interbairros

jogo

O Juventude não tem site. Maiores informações podem ser obtidas… Hmmm, acho que não tem como obter maiores informações. O site da Federação Matogrossensse de Futebol é: www.fmfmt.com.br

É o time mais misterioso que já apareceu aqui pelo blog, se você tiver alguma informação e puder me enviar, eu complemento o post.

Abraços!

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2009/10/01/53-camisa-do-s-e-r-juventude-mt/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Asa Delta e “Cerradão” são dois estários diferentes, o Asa Delta era o estádio do Juventude, o Cerradão é o estádio municipal

  2. o juventude voltou mas agora so esta trabalhando com as categorias de base,ja disputando o amador sub 15 que foi vice campeao e o sub 18 que se comssagrou campeao

  3. Eu joguei no Juventude na época do amador na cidade de Primavera do Leste… na época jogávamos em fazendas e em um torneio na fazenda do Daltroso (acho) perdemos a final nos penaltis e foi eu quem errou o último penalti. rsrs

    Curiosidade: Na mesma época iniciou-se uma campanha para a construção do estádio Asa Delta com show de César e Paulinho… o nome da principal música da dupla na época deu nome ao estádio… o Presidente do time era o Chico da Sperafico.

    Abraços,

    Paulo Calicchio

  4. Quem gentilmente fez todas as obras iniciais do Asa Delta foi o Srt Volney Martignago, desde a terraplenagem até a implantação das arquibancadas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: