51- Camisa do Esporte Clube Novo Hamburgo

ecnh

A 51a Camisa de Futebol pertence ao Esporte Clube Novo Hamburgo, um clube que representa a tradicional cidade de Novo Hamburgo, destino de tantos imigrantes que rumaram para o Rio Grande do Sul, no passado.

hamburgo

As cores do time são o branco e o azul anil, por isso o time é chamado por muitos de Anilado.

novo_hamburgo

As margens de completar 100 anos, tendo passado por tantas lutas, o Novo Hamburgo orgulha-se de nunca ter fechado as portas do futebol, conquistando assim destaque e respeito entre torcedores e até rivais.

O times foi fundado em 1911, durante as comemorações do feriado de 1º de maio.

Funcionários da Fábrica de Calçados Sul-Riograndense montaram um time para a ocasão e lançaram ali a semente do Esporte Clube Novo Horizonte.

Cogitou-se chamar o time de “Adams Futebol Clube“, em homenagem a Pedro Adams Filho, dono da fábrica, mas preferiu-se um nome que mostrasse a força e a relação com a região onde surgia a equipe.

ECNH

A memória dos primeiros anos do time se mistura com a lembrança de uma época de um futebol romântico, cheio de histórias sobre amor à camisa e à cidade acima de tudo.

Surgia logo nas primeiras décadas do séc XX, o apelido do time: “Nóia!” (a explicação dada é que o apelido surge da abreviação de “Novo Hamburgo”, misturado ao sotaque alemão).

A rivalidade maior era mesmo com o  Esperança, levada, não raro, para extra-campo.

Já em 1937, venceu o Campeonato Metropolitano, derrotando, entre outros adversários, o Nacional, Renner, São José, Cruzeiro, Força e Luz, entre outras equipes.

Em 1944, devido à Segunda Guerra Mundial o clube teve de mudar seu nome para Esporte Clube Floriano, acompanhando a cidade que chamou-se “Marechal Floriano Peixoto”. O nome Novo Hamburgo só voltaria no ano de 1968.

A década de 40 trouxe dois vice camperonatos estaduais ao clube. Um, em 1942 e outro em 1947.

Aliás, em 1947, o Nóia fez história e chegou a final do Campeonato Gaúchode enfrentando uma das maiores equipes formadas pelo Internacional, conhecida como “Rolo Compressor”.

A decisão teve um lance curioso. Aos 43 minutos do segundo tempo, o árbitro Miguel Sallabery assinalou um pênalti para o Internacional que somente ele viu, mas a penalidade não pôde ser batida porque a torcida anilada não permitiu a cobrança. O penalty só foi batido na outra semana, garantindo a vitória do colorado por 0x1.

No jogo de volta, em Porto Alegre, o Novo Hamburgo venceu o tempo normal por 1 x 2, mas perdeu a prorrogação por 1×0.

Até a década de 50, o Novo Hamburgo mandou seus jogos no Estádio do Taquaral.

Estádio dos Taquarais

Em 1952 Novo Hamburgo, ainda como Floriano fez um excelente campéonato liderando um quadrangular histórico, formado por Grêmio, Inter e Pelotas .

Ano depois, mandou seus jogos no Estádio Santa Rosa, com capacidade para 13.000 pessoas, mas foi vendido para o Centro Universitário Feevale:

santa rosa

santarosa21

Atualmente manda seus jogois no Estádio do Vale, ainda em obras e com capacidade momentânea para 4.000 torcedores:

estadio do vale 2

estadio vale 3

O time foi considerado por muito tempo como a terceira força do estado. A cidade prosperava graças a indústria dos calçados e por causa delas, o mascote do Novo Hamburgo é o… Sapato!!

mascote_novo_hamburgo-rs

Atualmente os maiores rivais o Aimorécom quem faz o “Clássico do Vale” e o 15 de Novembro de Campo Bom.

Infelizmente, assim como ocorreu em várias cidades do Brasil, Novo Hamburgo cresceu, o mundo mudou e para desespero dos apaixonados pelo futebol a proximidade com a capital gaúcha, roubou as atenções socias, culturais e esportivas, algo muito parecido com o que ocorreu na região onde vivo, o ABC.

Aos poucos, a cultura germânica, predominante da cidade deu lugar à cultura “moderna” da grande cidade, e é cada vez maior o número de torcedores que moram em Novo Hamburgo e torcem para Inter ou Grêmio.

O principal jornal do estado gaúcho cobre os dois times da capital e exlcui de suas páginas um maior envolvimento com os times de outras cidades. Sem o apoio da sua imprensa, os investimentos começam a diminuir.

E é nesse triste cenário que o sobrevive, com alma guerreira revertendo as adversidades que lhe são impostas dentro e fora de campo. Heroicamente ainda existe gente que crê na volta do Novo Hamburgo, transformando a cidade em terra anilada novamente.

Ainda assim, existem muitas organizadas em torno do time, como a Fogo Anil (www.fogoanil.blogspot.com/), Mancha Anil, Geral do Nóia, Barra Anilada, entre outras.

torcida_noia

O time conta com um canal no youtube divulgando seus vídeos confira:

Das conquistas recentes, fica o sabor da Festa no Estádio Santo Rosa no jogo final da Copa Emídio Perondi 2005, onde o Nóia venceu o Brasil-P por 3 a zero.

E a conquista da Copa RS com o empate em cima do Ulbra, confira o gol:

Para maiores informações, o site oficial do time é www.ecnh.com.br/, e o blog da torcida fogo anil é www.fogoanil.blogspot.com/

Para terminar, que tal curtir um pouco da arquibancada com o pessoal da Torcida Fogo Anil?

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2009/09/16/51-camisa-do-esporte-clube-novo-hamburgo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

15 ComentáriosDeixe um comentário

  1. O novo estádio do Nóia fica do lado da minha ‘ex-casa’ lá no Rio Grande do Sul. Embora o time seja pequeno, tem hoje um dos melhores gramados no Brasil pois o clube recebeu um investimento grande do grupo que comprou seu antigo estádio e resolveram investir boa parte no gramado com intenção de ser sede auxiliar na copa de 14.

    Novo Hamburgo, Sapucaiense e Aymoré formão a grande rivalidade futebolistica do Vale dos Sinos.

    Abraço.

    • Po, ja vi que vc vai ser meu guia pelos estádios de Porto Alegre e região quando eu for pra lá heehehe
      Abraços

  2. Esqueci de citar que o 15 de Novembro “quebrou”. Eles não participam mais de nenhum campeonato.

    • Lembrando que o 15 me proporcionou uma das maiores alegrias da vida, ao jogar a semifinal da Copa do Brasil contra o Santo André.
      E foi onde Mano Menezes surgiu para o futebol.
      Uma pena o time ter fechado…

  3. Olá:

    Sou torcedor anilado e gostaria de te parabenizar pelo excelente texto. Muito bom mesmo. Resumiste muito bem a gloriosa história do Noia e sua realidade. Parabéns e um grande abraço da Torcida Organizada Fogo Anil. DÁ-LHE NOIA!

    • Olha, é muito dificil resumir uma história com tantas glórias, lembranças e detalhes.
      Tentei homenagear a história de lutas do Novo Hamburgo, pq sei como é dificil sobreviver assim tao proximo da capital.
      Força Nóia!

  4. Muito boas informações
    dalhe nóia
    um abraço

    • Obrigado!!
      Como eu disse, o Nóia tem muito a ver com o Ramalhão.

  5. Opas! Muito bacana este site.
    Ainda mais com o destaque agora pra gloriosa Anilada.
    As informações são super corretas.
    Parabéns!
    Força, Noia! Dale, Noia!

  6. Muito legal! É bem como tu disseste, as dificuldades são enormes tanto para o Nóia, como para o Santo André, pois estão lutando sempre contra os grandes clubes e a mídia avassaladora, que afasta cada vez mais os torcedores dos clubes pequenos. Dá-lhe Nóia! Dá-lhe Santo André, do glorioso Sandro Gaúcho, q também jogou por aqui, e que matou o XV no Olímpico, grande jogo!

  7. Prezado Mau: Parabéns pelo excelente trabalho! Estamos encantados com as informações que colheste, pois muitos de nós não tínhamos conhecimento. Informamos este site que torcida mais antiga em atividade é a BAFO NA NUCA – A menor e mais fiel! Tem uns 20 anos. Trata-se de uma TORCIDA DESORGANIZADA, mas que encanta pela presença sempre marcante. Um abraço para o Celo, Ico, Flávio e super Jordano. O fato de ser a 51ª camiseta do site é uma “boa idéia”.
    Estamos na torcida para que o Santo André permaneça na Primeira Divisão do Brasileirão. Dá-lhe Nóia ! Dá-lhe Santo André (também do interior). Ricardo Rauber

  8. Parabéns pelo trabalho.
    Sou hamburguense e hoje resido em Santo André e estou torcendo muito para que o ramalhão permaneça na 1º divisão. Abraços.

    • Grind Crust…. Esses emails barulhentos são os preferidos! hehehe
      Valeu, estou torcendo também..
      E ainda sonho em assistir ao teu time também, lá em Novo Hamburgo.

  9. Novo Hamburgo etérno!!!!!
    1986 Campeão Gaúcho Júnior… eu joguei lá!!!

  10. Amigos, fiquei muito contente em achar esta página e que fala exatamente do clube que bate no meu coração. Não será necessário dizer que, todo anilado de coração, é em primeiro lugar anti dupla grenal. Nem precisamos ter simpátia pela dupla, porque temos um clube igual a eles, só não temos o dinheiro que tem.
    Mas no mais é exatamente igual. Se estou errado que os anilados de coração se declarem aqui.
    Abraços a todos os anilados do mundo inteiro. Em breve estaremos nas manchetes do Brasil. Isso será memorável.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: