Em busca do estádio perdido em Mongaguá (SP)

Sexta feira, 4 de setembro, véspera de feriado. Chove desde 4a feira.

Eu e a Mari decidimos ir à praia.

“Tomar chuva???”, é o que todos nos perguntam.

Prestes a entrar na Anchieta, por volta das 17:30hs, olho o horizonte e agradeço a mim mesmo por apostar no destino…

7setembro 004

Com o sol nos animando, seguimos para o litoral sul buscando um pouco de descanso e um rolê tranquilo.

Domingo, o Santo André jogaria em casa contra o Atlético MG, ou seja, nossa viagem tinha data de volta já acertada.

Sábado, tivemos um dia perfeito, com sol, praia, caminhada e corrida, trilhas, comida gostosa na beira do Rio Itanhaém, mas… Faltava algo.

Já que estávamos ali.. Por quê não visitar um estádio ainda desconhecido?

E lá fomos nós, para Mongaguá conhecer o Estádio Silvano Ribeiro Diroz.

7setembro 103

Quem já foi para o litoral sul de São Paulo (Mongaguá, Itanhaém ou Peruíbe), com certeza já passou em frente ele, afinal o Estádio fica na beira da estrada Padre Manoel da Nóbrega.

7setembro 097

Eu achei que o Estádio estivesse abandonado há alguns anos, mas para minha surpresa uma partida estava sendo disputada.

7setembro 110

O time mandante era o tradicional o “Mongaguá Praia Clube“, que segundo a pintura na parede, possui uma data de fundação que no mínimo impôe respeito: 26/3/1946.

7setembro 102

Ok, o campo tem seus buracos, falta grama aqui e acolá, mas lembre que se trata de um Estádio para o futebol amador, de uma cidade litorânea, que sequer possui um time profissional, ou seja… Excelente!

7setembro 113

Eu e a Mari, como sempre, não resistimos a eternizar nossa passagem por mais um templo perdido do futebol nesse Brasil tão grande e tiramos uma foto nossa em frente à cancha…

7setembro 099

A Mari me chamou a atenção para a faixa colocada na frente do estádio convocando os jovens para participar do time. Depois, já em casa, comentei com meu pai sobre como falta a essa região do litoral um clube disputando a série B do Paulista.

7setembro 101

Ao fundo do campo, o belo morro que esconde índios, rios e muitas lendas que correm por Mongaguá e pelo litoral.

7setembro 104

E já começando a dar o ar da graça a Neblina, anunciando o frio e a chuva que chegaria à região, no dia seguinte.

7setembro 113

E seguindo os passos dos amigos fotógrafos, agora eu começei a buscar ângulos diferentes de arquibancadas…E deu nisso:

7setembro 114

Ah, o prazer de estar em um estádio pela primeira vez e ainda poder acompanhar ao fundo uma partida da equipe local… Não tem comparação, é quase que uma coleção de imagens e momentos que ficam em minha mente e que tento reproduzir e compartilhar com vocês aqui no blog.

7setembro 117

Um último olhar no estádio, no campo, no jogo… E até uma próxima vez!

7setembro 115

Voltei para Itanhaém, e depois para Santo André, onde acompanhei a derrota do Ramalhão para o Galo.

Boa sorte ao Mongaguá Praia Clube, espero ver o time no profissionalismo um dia.

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2009/09/11/em-busca-do-estadio-perdido-em-mongagua-sp/trackback/

RSS feed for comments on this post.

15 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Parabéns, pela abordagem e visita ao Mongaguá Praia Clube, antes tinha o nome de Praia Grande Futebol Clube…

    • Opa!
      Mais uma boa informação.
      Valeu Marco! E parabens pelo seu site tambem!

  2. legal a iniciativa de vcs
    eu sou morador da cidade
    e jogo lah desde pequeno
    naum consegui ser profissional mas mongagua eh um celeiro de grandes craques um chegou a seleção profissional e outro atualmente joga no flamengo
    (willians)fora outros perdidos por algum canto desse país.

    e existem projetos de ter um time profissional aqui mas nunca sai
    obrigado pela atenção

    • Será que o Willians é o que jogou no Santo André?
      E quem será o que chegou à seleção?
      Abraços

  3. Ficamos surpresos e muito satisfeitos quando me disseram de sua passagem pelo nosso clube. Tornei-me presidente desse clube em janeiro desse ano e pretendemos ainda este ano apagar a imagem de abandono que o clube externamente deixa visualisar. Realmente nosso clube é um celeiro de craques por onde passaram Willians (Santo André/Flamengo) e Carlinhos, lateral do Santos e Seleção Brasileira, entre outros de menor expressão.Quero parabenizar esse trabalho de divulgação que tu faz e expressar nosso contentamento por fazermos parte desse trabalho.

    Abraços.

    • Oi Cid!
      Puxa, que legal, boa sorte no seu mandato!
      Vamos verse numa próxima eu consigo bater um papo com vc.
      Abraços
      MAU

  4. Só complementando.. e o Carlinhos ta no santo André agora !!!

  5. Fiquei emocionado em ver as imagens do Estadio de Mongaguá Praia Clube, eu cresci nesse lugar, joguei bola na minha infância inteira,até posso sentir o vento no rosto quando corria pelo campo. ah que saudades. Eu era muito ruim de futebol, mas não importa. Lembro-me dos craques da época,Wandão, Pelé, Ney, Cacau, Ciciu,Fabinho e Silvinho Calazans e o pai deles o “Seu” Calazans, que fazia questão de ser chamado de “DR. Calazans,éra um mala!, mas muito divertido lembrar dessas coisas. que saudades. Obrigado por essas imagens. muito legal mesmo. Valeu!!!!

  6. Principalmente que o estadio tem o nome do meu falecido avô…..

    Uhhuuul

  7. Poxa que legal ter pessoas como vcs que nos trazem essas belas coisas e poder relembrar a infancia corri mto nesse campo que legal joguei com o Willians e com Carlinhos tbm pois é o Willians esta no Flamengo e Carlinhos atualmente no Fluminense

    abraço a todos

  8. fiquei muito feliz por essas imagens e palavras, sou jogador do time B do praia, estou disputando o campeonato amador 2010 e estamos na cabeça com 3 vitorias, espero como vcs ver o mongaguá praia clube disputandando um campeonato profissional, espero que com essa nova diretoria algo mude em mongaguá ou continue no mesmo…

  9. Fiquei feliz por ler este post. Já estive na escola de futebol de lá em 2007, quando eu tinha 16 anos.
    Coincidentemente, estou agora mesmo vestindo a camisa do próprio Mongaguá Praia Clube, uma listrada em verde e branco.

  10. meu nome é Cristiano,e,fiquei muito surpreso em descobrir este maravilhoso blog,pois só quem conhece o Praia Clube Mongagua,sabe da importancia que ele tem no esporte da cidade, ultimamente,eu participo de um formidavel grupo de amigos ,a famosa turma de quarta feira,e,convido voçê a um dia nos visitar,pois muitos craques do passado do Praia estão neste grupo ,assim como varios personagens ,enfim uma grande familia ,que se reunem a mais de vinte anos para jogar bola e se divertir.,um abraço..

  11. Imagina! Meu pai jogou aí na decada de 1950. Eu nasci e vivo perto do campo. Tenho fotos do campo de quando era apenas um campinho sem arquibancada e se chamava Praia Grande Futebol Clube. O presidente na época era o Senhor Rosalino.

  12. esqueceram de falar de um garoto chamado montoro que era um craque e jogou por muito tempo no praia ele era do jardim praia grande abs


Deixe um comentário

