Futebol em Berlim

Continuando nossa saga pela Alemanha, decidimos juntar nossos últimos Euros e comprar uma passagem, de trem para Berlim.

O trem bala fez a viagem em cerca de 3 horas, e é mais gostoso que viajar de avião.

trem

Como não estava nos planos estar em Berlim, não tinhamos nem idéia de por onde começar, por isso, achamos uma boa fazer um tour com aqueles “ônibus de turistas”, e valeu a pena.

Conhecemos os principais pontos turísticos da cidade, em pouco mais de 3 horas, e isso porque descemos em alguns lugares pra andar um pouco.

busao berlim

Pelo discurso do nosso “guia eletrônico” (aquela gravação que você ouve pelos fones, enquanto percorre a cidade), deu pra perceber que Berlim tem a história bem dividida entre antes e depois da 2a guerra mundial.

Só pra compartilhar algumas das fotos, abaixo, o Bundestag, o parlamento da Alemanha.

europa 280

Aqui eu e a Mari no busão, pagando total de turista.

europa 286

Ponto a ponto fomos escutando (em espanhol) um pouco sobre a cidade de Berlim, um lugar por onde a história se esparrama a cada esquina.

europa 292

Esse é um dos monumentos mais famosos de Berlim, a Coluna da Vitória (Siegessaule). A estátua acima dele representa a Deusa da Vitória.

europa 295

Assim como nas demais cidades que visitamos pela Europa, o cuidado com a manutenção das edificações com arquitetura histórica, se fazem presentes em Berlim, mesmo após tantas guerras. Em compensação, eles decidiram manter a igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche parcialmente destruída para que não se esqueçam os horrores da Segunda Guerra.

europa 299

Depois de tanta coisa turística fomos atrás de algumas coisas mais específicas.

Passamos em uma loja de Cd´s, afinal não podíamos voltar pra casa sem trazer no mínimo um Cd punk alemão. Assim comrpei um CD do Die Toten Hosen que ainda não tinha.

dietotenhosen

Depois fomos ao museu Madame Toussaud ver as cerca de 50 estátuas e cera. Foi lá que alguém literalmente “arrancou” a cabeça de Hitler (da estátua). Abaixo, as peças ligadas ao futebol, começando pelo craque Uwe Seller:

europa 483

O goleirão Oliver Kan, também está por lá, e assustou a Mari:

europa 484

E como a Mari é uma profissional da moda, nada demais ela dar uns toques pro Klinsmann, pra melhorar o visual da camisa dele né?

europa 491

O astro Franz Beckenbauer também estava por lá:

europa 496

Pra fechar, os irmãos gêmeos holandeses Frank e Ronald de Boer:

europa 501

Ainda falando sobre futebol, vale lembrar que Berlim sedia muitos times como por exemplo: ASK Vorwärts Berlin, Blau-Weiss Berlin, Hertha Berlin, Viktoria 89, Rapide Berlin, SV Nord Wedding, Tasmania 1900, Alemannia Wacker, BFC Dynamo, entre outros.

Por fim, visitei algumas lojas de material esportivo, mas já não tinha grana pra comprar nada pra mim. Só consegui trazer uma camisa da seleção de handball pro meu irmão Murilo e uma de futebol pro meu pai.

Vimos ainda uma loja do Hertha Berlim:

loja

Passamos próximos do estádio Olímpico, mas não deu pra descer porque já estava perto da hora de pensarmos em voltar. Lembre-se que ainda tinhamos que pegar um trem rápido de 3 horas…

Olympicstadium2

Berlin_Olympiastadion_main_entrance_2

Estádio Berlim

Ah, claro, vimos o que sobrou do muro de Berlim, reconheço que foi emocionante:

Assim, mais cansados do que nunca, mas completamente satisfeitos por termos conhecido mais uma cidade,  voltamos para Norkirchen já no final da noite.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2009/08/22/futebol-em-berlim/trackback/

RSS feed for comments on this post.

6 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Cara,, muito legal seu tour por Berlin,,, vou pra Berlin em novembro, nunca sai do Brasil, o máximo que já fui foi pro Paraguay comprar umas bujigangas, pois é uma hora da minha cidade (Dourados/MS).
    Vou passar 3 dias inteiros em Berlim, eu e um amigo vamos pra uns shows de metal que vai rolar por lá, depois vamos pra Paris.

    Eu sou fã da história da 2 guerra. Queria visitar uns museus sobre a guerra, etc… fiquei sabendo que a cidade que possui mais histórias da 2 guerra é Nuremberg. Se tiver umas dicas pra me passar, tipo lugar pra visitar (estádios, museus etc..) me da um toque por e-mail (agamenon_jt@hotmail.com)
    Valeu – Abraço

    • Po, um role que eu qeuria refazer… Vou te dar umas dicas pelo email!

      • Massa,, vou aguardar, Valeu

  2. Fala cara!
    Estou indo pra Berlim em Abril, e como fã de futebol e História, gostei do seu texto e fotos.
    Também gostaria de receber umas dicas… Vou com minha namorada, e vamos ficar 3 dias em Berlim, e depois seguir Leste Europeu (Praga, Viena, Bratislava e Budapeste).
    Segue meu e-mail: viniciusbernardo@gmail.com

    Abraço!

  3. Pegando umas dicas no seu post porque estou indo pra Berlim em junho… Gostaria de saber onde encontro as lojas de material esportivo que vc falou. Quero comprar uma camisa da seleção alemã, vc indica alguma loja em específico? Obrigada!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: