48- Camisa do Olimpique de Marseille

camisa 002

A 48a Camisa de futebol é do Olympique de Marseille, clube de futebol que disputa a 1a divisão do futebol francês, representando a cidade de Marselha, uma das principais cidades do país.

marselha

A frase Droit au But, abaixo do escudo significa “Direto ao gol” e é frequentemente gritada pelos seus torcedores.

olimpiqui

O Olympique foi fundado em 1899, o que o torna um dos clubes mais velhos da França ainda em atividade.

Assim como muitos outros clubes de cidades portuárias, surgiu graças à chegada de estrangeiros vindos do mar, no caso deles, foram os ingleses que trouxeram o futebol em seus navios e implantaram o novo esporte no município.

olympiqe old school

A agremiação foi criada depois que dois times da cidade fecharam suas portas (Sportin Club of Marseilles e Football Club of Marseilles) oferecendo um novo espaço ao futebol e também ao rugby.

No início, ocupava-se apenas com a disputa de torneios regionais de menor importância, mas o “OM“, cresceu na década de 1920, quando venceu a Copa da França por 3 vezes (1924, 1926 e 1927), além de seu primeiro campeonato francês (1929), rompendo a hegemonia dos clubes parisienses.

Outro período de muitas vitórias foi o fim dos anos 60, início dos 70, quando venceu a Copa da França (1968/69,  1971/72 e 1975/76) e a Ligue 1 (1970/71 e 1971/72). Abaixo uma foto dos anos 70:

1973

Na temporada 1979/80 foi rebaixado, retornando apenas em 1984. A partir daí, o time voltou a pensar (e ser) grande.

Em 1986 montou um timaço com nomes como Jean Pierre Papin, Didier Deschamp, Rudi Voller, Eric Cantona, entre outros.

Assim, o Olympique de Marselha conquistou 4 títulos da Ligue 1 consecutivos entre 1988/89 e 1991/92.

Na temporada 1990-91, o Olympique chegou a final da Liga dos Campeões da UEFA, mas foi derrotado pelo Estrela Vermelha, da Iugoslávia, nos pênaltis.

estrela

Naquele dia, o hooliganismo imperou…

Duas temporadas depois, o Olympique levantou a taça num jogo que venceu o Milan por 1 a 0.

olympiq

Acusações de corrupção financeira e participação de diretores num esquema de manipulação de resultados tiraram a tranquilidade do clube que acabou rebaixado à Ligue 2 para a temporada 1994-95.

Por isso, também deixou de participar da final do Mundial Interclubes daquele ano, que foi disputada entre o vice-campeão europeu Milan e o campeão sul-americano, o São Paulo.

Só voltou a Ligue 1, 2 temporadas depois e desde então vem tentando recuperar seu prestígio.

Chegou a final da Copa UEFA de 2003-04, depois de bater adversários como Internazionale, Liverpool e Newcastle, mas foi derrotado na final pelo Valencia da Espanha.

Em 2005 venceu a Copa Intertoto, mas sua torcida já cobra há algunão voltou mais a conquistar um título de expressão. Terminou a temporada 2007/08 da Ligue 1 na terceira colocação, classificando-se para a fase preliminar da Liga dos Campeões.

De 1899 a 1937, o “OM” jogou no Stade de l’Huveaune. Ele foi reformado no início dos anos 1920, graças à ajuda financeira dos torcedores e tinha capacidade para 15.000 torcedores.

HUVEAUNE

A partir de 1937 o clube passou a utilizar o estádio municipal Stade Vélodrome, com capacidade de 60.031 lugares, um dos maiores e mais belos estádios da França.

velodrome2

velodrome

estadio1

estadio2

estadio3

estadio4

O site do clube é http://www.om.net/

Para acabar, um pouco do sentimento das arquibancadas celestes do time:

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2009/08/10/48-camisa-do-olimpique-de-marseille/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Bem legal,é um time que eu gosto na França,camisa bonita,belo estádio,…
    Ah,é Deschamps,esqueceu do “s”,e que por sinal é o técnico do OM agora.O time tem 3 brasileiros agora,o mais conhecido é o atacante Brandão,ex-São Caetano,Shakhtar Donetsk…
    O time já teve um Bola de Ouro,o Papin e uma Chuteira de Ouro Européia,o iugoslavo(mas nasceu num lugar na Croácia)Josip Skoblar,com 44 gols.
    Abraços!

  2. Estou em Antibes e vou visitar o estádio de futebol do OLYMPIQUE de marceille que pra mim é um dos grandes times da França. Tipo o meu no Brasil: GRÊMIO Futebol Porto Alegre.

  3. EU SOU ALUCINADO POR ESSE TIMAÇO…
    ACOMPANHO TODOS OS JOGOS, DEIXANDO ATÉ DE SAIR NOS SABODOS PRA VÊ-LOS.
    TEM UM FUTEBOL SURPREENDENTE E VELOZ…
    GANHOU DO CHELSEA NA CL. 2011 NA FASE GRUPOS… E AGORA PELAS OITAVAS PAROU O MANCHESTER NO VELODROME EMPATANDO EM 0 X 0… TENHO UMA CAMISA DA TEMPORADA 2009 / 2010 E UM CASACO QUE EU COMPREI AGORA NO FINAL DE 2010… EM MAIO AGORA ESTEREI ME MUDANDO PARA ITÁLIA E SEGURAMENTE IREI VERLOS JOGAR EM JOGOS CONSIDERADOS DE MAIOR IMPORTANCIA…
    ALLEZ ALLEZ MARSEILLAISE… E VAMO VAMO GRÊMIOO!!!
    \O/\O/\O/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: