47- Camisa do West Ham

camisa 014

A 47a camisa de futebol é a camisa do West Ham United Football Club, um dos clubes mais populares e tradicionais do Reino Unido.

West_Ham_Logo

Comprei a camisa no dia em que fui visitar o Estádio, e ainda consegui chegar até o campo…

Foi fundado em 1895 por trabalhadores da Thames Ironworks and Shipbuilding Co. Ltd, um estaleiro localizado no Rio Tâmisa (daí, um dos apelidos do time “The Irons”).

Nessa época, o time era denominado Thames Ironworks F.C., nome usado até 1899, quando após uma crise financeira fez o time “ressurgir” como West Ham (outro apelido do time é “The Hammers”).

Achei uma imagem bem antiga do estaleiro, mas é bem pequena:

thames

Achei também uma foto do time daquele primeiro ano (1895):

1895

Somente nove anos depois da fundação do time é que foi construído seu estádio, o Boleyn Ground, também chamado de Upton Park por se localizar no distrito londrino de mesmo nome. Sua capacidade é 35.303 torcedores.

Foi inaugurado em em 2 de setembro de 1904 num jogo em que bateram os eternos rivais do Millwall por 3×0.

DSC03261

Hoje, o estádio consegue mesclar aspectos modernos a tradicionais, parecendo um castelo em meio ao bairro:

DSC03249

O verde do gramado muito bem cuidado (nesse dia em que fomos estava sendo irrigado e havia no mínimo 4 pessoas trabalhando nele) contrasta com as belas e diferentes cores do clube.  

DSC03243

Veja outras fotos e o vídeo que fizemos na viagem à Londes no post abaixo, anterior a este.

Vale lembrar que por pouco o estádio não foi abandonado. É que quando Eggert Magnússon, milionário presidente da Confederação de Futebol da Islândia, comprou o time (2006), ele tinha a ousada idéia de deixar de usar o Upton Park, e adquirir o estádio olímpico, que será construído para as Olimíadas de 2012.

Eggert Magnusson

O uniforme do West Ham é inspirado no do Aston Villa, que é caracterizado pelo calção e meiões na cor branca e pela camisa grená com mangas azuis.

Aston Villa

Disputar a Liga Profissional desde 1919, e em 1923 chegaram à Premier League, e à final da FA Cup (Copa da Inglaterra), disputada no estádio Wembley, pela primeira vez.  Perderam para o Bolton Wanderers, por 2×0.

Um fato curioso e triste do clube, é a história de Syd King, ex atleta que se tornou manager do clube por 32 anos e que após ser demitido, acabou suicidandfo-se.

Em 1964 o time conquistou sua primeira FA Cup, com uma vitória de 3×2 sobre o Preston North End. Um ano depois, o West Ham conquistou sua primeira competição européia, a Recopa, vencendo o 1860 Munich.

No ano seguinte, chegaram mais uma vez à final da FA Cup, mas perderam para o West Bromwich.

Durante Copa do Mundo de 1966, vários jogadores do clube entraram a história do futebol, conquistando o título para a Inglatera, entre eles Bobby Moore, Martin Peters e Geoff Hurst.

England66

Em 1975 ganham mais uma FA Cup, vencendo na final o Fulham, e mais uma final da Recopa, em 1976, perdendo para o Anderlecht, da Bélgica.

Mesmo rebaixado para a Segunda Divisão em 1978, o West Ham venceu a FA Cup em 1980, uma das raras vezes que um time de fora da Primeira Divisão alcançou o feito.

Mesmo jogando mal durante toda a temporada 94/95, o West Ham trouxe orgulho aos seus torcedores, ao empatar, na última rodada com o Manchester United, evitando o terceiro título consecutivo dos Diabos Vermelhos.

Em 2005 chegaram novamente à final da FA Cup, perdendo para o favorito Liverpool na cobrança de pênaltis.

Em 2006, Tevez e Mascherano chegam ao clube, vindos do corinthians. Um ano depois o clube seria multado por problemas envolvendo as contratções (lembrem-se que era atletas da MSI).

argentinos

Mesmo sendo criticado pela mídia, Carlito deu o maior exemplo do que é jogar com raça e fez a comemoração que sempre sonhei em ver aqui no Santo André, confira no vídeo (que merecia uma narração mais emocionante, como as que temos aqui no Brasil):

Os torcedores do West Ham United cantam uma música chamada “I’m Forever Blowing Bubbles” devido a um jogador da década de 1920, chamado Billy J. Murray que parecia um garoto de um quadro do artista Millais chamado “Bubbles”. Esse acabou sendo o apelido de Murray. A música é assim:

I’m forever blowing bubbles,
pretty bubbles in the air
They fly so high, nearly reach the sky
And like my dreams they fade and die
Fortune’s always hiding,
I’ve looked everywhere
I’m forever blowing bubbles,
pretty bubbles in the air
United! United!

A banda Oi! Cockney Rejects também gravou uma versão desta música, para alegria de punks e skins que gostam de futebol:

O principal rival do time é o Millwall.

millwall_desktop

Essa rivalidade e o próprio West Ham ficaram conhecidos pelo mundo todo depois do filme “Green Street Hooligans”.  Veja o Trailer:

E antes que você ache que certas coisas do filme, só existem no cinema…

O site oficial do time é www.whufc.com .

Pra terminar, tenho que confessar que depois dessa visita, o “desprezo” que eu tinha pelo futebol europeu caiu por terra, graças ao West Ham.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2009/08/04/47-camisa-do-west-ham/trackback/

RSS feed for comments on this post.

18 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Cara parabéns pela belíssima página, gostei demais já me simpatisava com o West Ham, agora virei fã confesso belíssima camisa tb que vc comprou lá, eu tb gostaria de ver o Teves comemorando assim no Santo André seria inesquecivel, é isso ai um grande abraço e parabéns.

  2. Cara olha que interessante que eu achei o quadro do artísta Millais que inspirou o apelido do Billy Murray de ” Bubbles “. parece mesmo com o cara hahaha.
    saca só:

    Abração, seu blog é foda velho me sinto como se estivesse lá contigo.

  3. Parabéns pela página .. está muito bom .. vou sempre dar uma passada por aqui!

    GO WEST HAM!

  4. legal, assisti mesmo o filme hooligans e aparece esse time ai ^^, muito show parabens, abraços!!

  5. Onde compro a blusa west ham da umbro?
    esta dificil de achar!

    • Xi, confesso que não sei…

  6. Bom post! Gostei mesmo….
    Podia ter dado um alô pra ICF também né, mas tudo bem!

    Inter City Firm – These colours don’t run – West Ham United!

    Let’s go fucking mental!

  7. Hey, o West Ham é um clube muito cool, sou vidrado nele. Acabo de comprar a camisa away 08/09. Todo mundo sabe que esse é o time do baixista do Iron Maiden Steve Harris, que aliás, usa somente munhequeiras nos shows com o nome e as cores do clube.
    Alguma outra personalidade que torça para o clube?
    ABRAX

  8. gostaria d sabe se existe uma filial com á torcida west ham aki no brazil

    • Não sei dizer, tente entrar numa das comunidades sobre otime no orkut…

  9. Essa é a primeira vez que vejo um resumo da história de um clube que se explica a sua grandeza. Até porque o West Ham não tem tamanho definido, é de uma glória e tradição sem fronteira. parabéns pelo blog amigo.
    I´m forever bloing bubbles…
    Pretty bubbles in the air!

  10. Cara, muito boa sua reportagem! Amei mesmo, sou um torcedor fanático do West Ham, e eu teria ficado louco se eu entrasse no Upton Park igual você. Meu sonho é ir ver um jogo lá. O vídeo da torcida também, muito bom, parabéns! West Ham até morrer! ♥

    • O estádio é mesmo foda, cara, vcvai curtir…

  11. nossa… mto loko… eu queria saber se tem algum lugar aqui no Brasil que vende a camiseta do West Ham. Se alguem souber de algum lugar me add no msn nah.timao@hotmail.com por favor . !

  12. UOUUUUU”
    Muito tenso em?!! Muitos só conhecem o West Ham por causa do filme, mais é legal ter mais fanaticos …
    Ei cara sou SA tbm, acho quê não vendem camisetas por aqui né?

  13. Quero poder falar de ” West Ham” que não tem esplicação esse vai ser meu timin, que vou leva para sempre um timin vai fica no meu ”CORAÇÃO”

  14. West Ham, Não tem explicação, não tem comparação, para mim melhor de todos, ”West Ham ” na alegria e na dor na derrota e na vitoria sempre ”West Ham ”’
    ..HOJE..ONTEM..E AMANHÃ….

  15. Ja gostava do west antes do filme, dps virei fanaaaatico pelo West Ham *—–* sonho é ir la ver um jogo deles, cantar I’m forever blowing bubbles’ e ta foda de acha uma blusa aqui do west


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: