Resenhando quadrinhos…

Como disse, enquanto esperava 3 horas no aeroporto de Madrid, comprei 2 quadrinhos relacionados a futebol.

Um deles, “Mortadelo y Filemon, Mundial 2006”, que conta uma aventura dos personagens conhecidos no Brasil como “Mortadelo e Salaminho” em plena Copa do Mundo de 2006.

mortadelomundial2006

É um quadrinho de humor, mas sem muito conteúdo relevante, na minha opinião. É aquela linha pastelão, mas sequer usam nomes dos times de verdade. Gosto muito do traço do Francisco Ibáñez, mas acho que a linguagem dele é mais televisão que quadrinhos.

Bitmap_em_Figura1

Pra quem ficou curioso, acesse o site deles: www.mortadeloyfilemon.com ou veja abaixo quem são esses dois personagens:

Confesso que não me animei muito. Mesmo sabendo que era um besteirol, esperava algo mais ácido e politizado. Tanto que demorei pra pegar o segundo livro, com medo de não gostar também e já me sentir meio derrotado em minhas primeiras compras em terras européias.

Ledo engano. Eric Castel, o personagem boleiro que já existe há muito tempo, principalmente na Espanha é um verdadeiro clássico do Futebol em quadrinhos.

ericoi

O livro conta parte da história do próprio Eric Castel (não sei quem é a inspiração real pra ele), quando ele retorna ao Barcelona e tem que se firmar com jogador titular.

Além das dificuldades usuais, Eric tem que lidar com um Iuguslávo companheiro de time que não se dá muito bem com ele.

Pra buscar tranquilidade, Eric se refugia num bairro afastado de Barcelona, onde conhece “Los Juniores” um time de bairro que faz o atleta relembrar seu passado das ruas. Muito legal…

O quadrinho de Raymond Reding (falecido em 1999 e criador de outros heróis do futebol como ‘Vincent Larcher’, além do clássico Tintin) e Françoise Hugues é mais sério, mais quadradão e lembra um pouco os quadrinhos da marvel da década de 80.

reding

Pra acabar, um bom vídeo mostrando outras ligações entre o futebol e os quadrinhos e universo comics:

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2009/07/24/resenhando-quadrinhos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. cara, curto a vera teu blog…
    sempre que posso do uma passada aqui…
    uma sugestão, caso vc tenha sido adepto dos animes qdo mais jovem (como é meu caso) é a série “Captain Tsubasa” ou “Super Campeões” como era conhecida no Brasil. tinha uma pá de jogadores inspirados em jogadores reais e tal, eu curtia, numa parte da série ele joga numa equipe que é inspirada no São Paulo.
    e outra dica q eu deixo aqui…qdo estiver na Inglaterra não deixe de procurar uma camisa do Villa Hardcore uma das Torcidas Organizadas (ou ultras como é conhecido aí no velho continente) do Aston Villa…

    aquele abraço!

  2. […] atrás, mostrei aqui no blog dois quadrinhos que trouxe da Espanha. Um deles, era o primeiro volume do personagem Eric […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: