38- Camisa do Ulbra

maio 182

 A camisa do Ulbra eu consegui numa promoção numa loja aqui no centro de Santo André. Paguei R$ 29,90, e é oficial. Se alguém se interssar e quiser saber de mais promoções (sempre rola coisas loucas lá), o fone da loja é (011) 4432-3063, e eles não tem site.

O detalhe mais engraçado da camisa está nas costas. Não sei se vai dar pra ler, mas como um dos patrocínios é um medicamento, existe quase que uma “bula” no fim da camisa, a que ponto chegamos, hehehe:

maio 187

O Sport Club Ulbra foi fundado em26 de janeiro de 1998, e pertence à Universidade Luterana do Brasil (descobriu o signigficado da sigla ULBRA?). O site do time é www.ulbra.br/esporte

Está sediado na cidade de Canoas, aliás, é o único clube da cidade que participa da Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil.

canoas-rsG3

A Ulbra segue um modelo de gestão bastante incomum para o futebol no Brasil, e que só estamos acostumados a ouvir falar nos Estados Unidos, é a gestão que mistura o esporte com a Faculdade.

O departamento de futebol do clube foi criado em 2001, e já no ano seguinte conseguiu o título da terceira divisão do Campeonato Gaúcho, ao vencer o RS Futebol nos pênaltis por 7 a 6. Vale dizer que a Ulbra participou do campeonato em conjunto com o Canoas Futebol Clube, outro importante clube de Canoas.

Aliás, como o nome do clube é o nome de uma empresa (a Universidade), é comum ver a mídia referindo-se ao time como Canoas.

Na Série C de 2002, conseguiu chegar à 5º colocação.

Em 2003, ingressou na elite do futebol gaúcho, junto com o Novo Hamburgo, após ter vencido o Grêmio Bagé por 3 a 2 e assim ganhar o Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão.

O estádio da Ulbra foi o palco da final do Campeonato Gaúcho de 2004, quando disputou contra o Internacional o título do Gauchão. O jogo decisivo ocorreu em 4 de junho, a Ulbra iniciou vencendo, mas acabou levando a virada por 2 a 1. Veja os gols (o vídeo não tem som….)

E falando em estádio a Ulbra manda seus jogos no Complexo Esportivo da Ulbra, um moderno complexo de esportes sediado na cidade de Canoas. A capacidade é para 10 mil pessoas e a proprietária do Complexo é a Universidade Luterana do Brasil. O maior público do time foi de 7 mil pessoas, em 2004, na decisão do título do Campeonato Gaúcho.

EstadioUlbra2007

EstadioUlbra2007

Embora represente a cidade de Canoas na elite do futebol gaúcho, sua imagem está muito ligada com a universidade, o que acaba limitando um pouco a presença da torcida. Chegou a ter duas organizadas: a Império Jovem e a Povão Tricolor (extinta em 2007).

A maioria dos torcedores são canoenses que torcem para o Grêmio e para o Internacional, mas que comparecem ao estádio para apoiar o time da cidade.

A Universidade, chegou a tentar algumas ações para trazer mais público, e enviou ônibus gratuitos para os bairros mais populosos da cidade de Canoas, fazendo assim que seu público aumentasse, principalmente em jogos decisivos.

Entretanto, a estratégia não funcionou muito bem, já que começaram muitas reclamações de torcedores que pegavam esses ônibus e ao invés de assistir ao jogo ficavam no campus assediando as alunas da universidade, hehehe, é mole?

Assim, a Ulbra segue com recordes negativos de público, na série C de 2007, por exemplo, chegou a ter públicos como 13 pessoas (contra a Roma Apucarana), 25 pessoas (contra o Paranavaí) e 38 pessoas (contra o Villa Nova -MG), no Gaúchão 2009 o jogo entre Ulbra e Inter-SM teve 25 presentes.

Ao menos em 2009, o time mostrou que é bom de briga… ou … quase bom…

Segundo uma reportagem do jornal Zero Hora, a Ulbra tem apenas um torcedor que torce apenas pelo clube. Trata-se de Lauro Paetzer. Vale a pena ler a matéria sobre ele aqui.

O mascote do time é o Leão “Jubão” (quer adicioná-lo no orkut, fique a vontade:http://www.youtube.com/watch?v=XmEAcpEHt24)

mascote-perfil

Enfim, a Ulbra é mais um exemplo da diversidade de gestão e características do futebol brasileiro, que a tv não mostra. Bos sorte ao time!

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2009/05/17/38-camisa-do-ulbra/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. hahaha essa de os caras pegarem o bonde para ir azarar as gatinhas da facul..hahahaha é show de bola! Time empresa é isso aí. O que eles deveriam mesmo era fazer algo para conquistar a simpatia dos estudantes da universidade, que depois ampliariam o quadro de torcedores para outras localidades. O blog está cada dia melhor, parabéns!

    • Pois é Felipe, tudo que é artificial, e imposto acaba desmascarado e fracassando…
      Concordo que deviam tentar conquistar o amor dos estudantes, mas é dificil, porque muita gente só vai pra lá depois de grande, quando ja tem seu time do coração…
      É uma quetão complicada (e divertida hehe)

  2. […] é a Camisa do Grêmio Esportivo Brasil de Pelotas, que comprei na mesma loja que peguei a da Ulbra, pela bagatela de R$29,90, ótimo preço por se tratar de material […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: