São Marcos

O texto abaixo é de autoria do amigo Fernando Piccinini (autor do livro Boas Palavras, entre outros predicados) agora pela manhã, ainda sob o efeito da classificação do Palmeiras na noite de ontem.

Com exceção da torcida do Sport, mesmo aqueles que torcem para outros times (como é o meu caso) devem ter se emocionado com a atuação do goleiro ontem. Boa leitura:

090512marcos583x220

PEGOUUUUUUUUU!!!

 

Marcos Roberto Silveira Reis, para os mais crédulos (e desde  hoje até para os ateus) São Marcos é a grande entidade do não-gol.

Escrevo essa homenagem ostentando com orgulho o manto da camisa comemorativa dos 400 jogos pelo Palmeiras.

Seu único time, sua vida, nossa paixão.

Em 49 anos de coração verde nunca presenciei uma partida na qual o goleiro foi tão fundamental para o resultado final.

A cada minuto passado o gol diminuía para o Sport e Marcos se agigantava. O Leão (não o ótimo goleiro e péssima pessoa) do Recife até conseguiu colocar uma bola nas redes, mas foi pouco.

Serviu para preparar o banquete final, para que a comemoração fosse  parar nas devidas mãos. Nas santas mãos de quem ama o que faz e por isso faz melhor do que os outros.

Marcos, desculpem, São Marcos não é um ótimo profissional. É um apaixonado, um louco que se reinventa com a coragem de quem não teme. Nem treme. Aos 36 anos de coração verde é um menino desajuizado. Um senhor para o mundo normal do futebol.

Um velhinho saltitante para os seus doloridos e feridos músculos. Coleciono as fotos do meu ídolo nas páginas dos jornais esportivos e elas poderiam estar nas exposições de qualquer museu do planeta.

O olhar insano de quem acredita digno de um van Gogh, a força de uma escultura de Michelangelo e, ok , a face ferida de uma obra de Munch. Nessa fusão modernista e nada abstrata, um heroi.

Solitário sob as traves. Solidário em seu amor a um clube. Padroeiro de uma nação. Que venha o Papa e abençoe as traves do Parque Antárctica. Desde hoje, Estádio Marcos Roberto Silveira Reis.

Amém, Marcos. Deus proteja seus adversários.

Tão importante quanto o gol celebrado é o gol certo evitado.

(Fernando Piccinini)
Anúncios
Published in: on 13 de maio de 2009 at 4:16 PM  Comments (2)  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2009/05/13/sao-marcos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Além de ser um excelente goleiro, Marcos é também um ser humano excepcional. Muito legal ver essa alegria estampada no rosto dele, pois está aí um cara que superou muitas coisas e merece realmente ser feliz.

  2. marcos como pessoa vc e 10000 e como jogador mais 10000, queria eu que vc fosse eterno e que no nossa palestra tivesse mais jogadores e pessoas como vc amante do futebol e amante do nosso palmeiras, vc e abençoado e amigos de todos, naquela premiação que teve no final de ano pela rede gazeta percebi o quanto vc e querido e amado por todos aqueles que estavam ali e o nome mais comentado na frente das cameras era sempre o seu como parceiro companheiro e amigo e isso faz de vc um idolo de todos nos, nao nos abandone fique pelo menos no banco para sentirmos ainda que vc no banco segurois pela sua presença abraço gil de ferraz de vasconcelos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: