33- Camisa do Clube Atlético Taquaritinga

dsc05536

 Essa camisa foi presente do atacante Paulinho McLaren, quando o entrevistei no fim de 2008. Não lembra? Reveja aqui.

O Clube Atlético Taquaritinga, o “CAT” é o time que defende as cores da cidade paulista de Taquaritinga, no interior de São Paulo. Atualmente (2009), disputa a série A2 do Paulista (veja a classificação do campeonato aqui).

O nome Taquaritinga tem origem no tupi-guarani e significa “taquara branca e delgada”, tipo de vegetação comum na região da cidade.

 O CAT foi fundado em 1942, inicialmente com as cores da bandeira italiana, logo alteradas devido à II Guerra Mundial, saiu o branco e entrou o preto, representando o luto pela afronta. Aliás, alguém lembra de outro time com a mesma combinação de cores? Diz-se que no mundo do futebol é única.

taquaritinga_sp

Desde o fim da década de 50 disputou a Segunda Divisão de Profissionais, mas no final dos anos 60 se licenciou, só retornando, na Terceira Divisão em 1974.

Em 1981 conquistou o acesso à Segunda Divisão, e no ano seguinte (1982) conquistou o título estadual, da segundona, o que levou o time à elite do futebol paulista.

cat-82

Entretanto, a cidade não possuía um Estádio que atendesse aos padrões exigidos para aquela competição.

Foi aí que mais uma vez o futebol deixou de ser esporte pra se transformar em história. 

Inconformada com o pergio de não disputar o campeonato, a população se mobilizou e em três meses, através de um histórico mutirão, ergueu para a Prefeitura o Estádio Adail Nunes da Silva, o Taquarão.

Prometo um post só sobre esse evento, porque sem dúvida isso serve de exemplo pra todos os times de hoje, em especial ao meu Santo André. Veja o documentário sobre a construção:

O jogo amistoso de inauguração foi contra outro time inspirado na Itália, o Cruzeiro, que ganhou de 5×2, num estádio lotado

campo-cat1

Estreando na Primeira Divisão de Profissionais, em 1983, o CAT foi bem, não se classificando por muito pouco para a próxima fase, destaque para a vitória sobre o Corinthians de Sócrates e cia.

catxcorinthians1

Na temporada seguinte o time não se segurou e voltou à divisão de acesso do futebol paulista, onde ficou de 1985 até 1992, quando conquistou o título da Divisão Intermediária, mas acabou rebaixado para a A2 em seguida. Dái pra frente, o Taquaritinga nunca mais voltou à série A1, chegando a cair pra A3

Seu mascote (assim como o de outros 200 times) é o leão.

mascote-cat

Lembro-me que o CAT foi adversário do Santo André por várias vezes, e procurando na minha coleção de canhotos de ingresso, achei essa preciosidade:

digitalizar0003

E um detalhe muito interessante é que em 1957, o time conquistou a Taça dos Invictos, ao ficar 20 jogos sem perder.

Não encontrei um site oficial do clube ou da torcida (se não me engano, existia a “Jovem Garra do Leão”), mas achei este blog com várias notícias do time: http://cattaquaritinga.blog.terra.com.br/

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2009/04/16/33-camisa-do-clube-atletico-taquaritinga/trackback/

RSS feed for comments on this post.

17 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Porra, Mau, fazia tempo que não entrava aqui, já estamos na 33? Preciso tirar uma hora no feriado pra ler todos os posts.

    Bem legal, rumo aos mil!!!!

    Eu desisti de falar do Ramalhão no blog, vou para o meu lado técnico agora, tem mais gente que entende do assunto pra falar… claro, um pitaco ou outro sempre vai ter, mas os caras da SAGED conseguiram tirar um pouco o tesão de acompanhar o time.

    Abraço!

  2. Falae mano, como vao as coisas? Espero que bem. Salve do da familia.

  3. Sou taquaritinguense.
    A Jovem Garra do Leão ainda existe, assim como a Fúria do Leão que é a ala mais antiga da cidade.
    O CAT esta disputando a segunda fase do campeonato da A-2, esta na briga pelo acesso porém em 2 rodadas ainda não pontuou, os resultados dos outros times do grupo favoreceram o leão que precisa de uma sequencia de vitórias para conquistar o acesso a elite do paulista, uma nação inteira acredita nessa possibilidade, na fase classificatória o leão ficou invicto por 4 jogos e é isto que nos motiva agora.

    Vai Leão !!!

    • Eu acompanhei as primeiras rodadas do quadrangular…
      Boa sorte para o Leão!!
      E se quiserem mandar algum material falando da torcida, fiquem a vontade!
      abraços

  4. Esse time é um orgulho !

  5. Achei esse site meio que por acaso , porem gostaria de deixar aqui registrado que meu avô foi um dos fundadores do CAT , ele ( Ernesto Mantovani) e seu irmão ( José Mantovani ) meu tio-avô.
    Já se faz alguns anos que parte da familia mudou-se para a Capital ( São Paulo ) , como minha mãe que aqui veio estudar , casou e por aqui ficou.
    Sou um apaixonado por futebol e tenho muito orgulho que de alguma maneira ou pelos laços das raizes faço parte da historia do CAT. Coloco-me a disposição para me corresponder com pessoas ligadas ao dia-dia do Clube Atletico Taquaritinga , segue abaixo meu email:
    nelsonmr@pentalabs.com

  6. Fiquei com saudades do CAT, fui o goleiro neste jogo contra o Corinthians mas, gostaria de ver a foto do CAT que venceu esta partida. Tenho ela em casa. Serei eterno torcedor deste time.

    Abraços.

    Itamar Barbosa

    • Já estou escrevendo pra vc pedindo a foto…

  7. Eu não sou Taquaritinguense, mas moro aqui em Taquaritinga há 25 anos e sou Cateano de coração, acho que mais Cateano do que muitos que nasceram aqui. adoro esse time, pena que mudei aqui justamente no ano em que foi rebaixado, em 1985. Continuo sonhando em ver esse Taquarão lotado e disputando uma primeira divisão. Itamar Barbosa por favor me mande por email a foto do Leão em 1983 que vc disse ai no comentario acima que fazia parte do elenco Cateano como goleiro e jogou esse jogo contra o Corinthians. Pena, o nosso CAT esse ano de 2010 foi rebaixado para serie a3 do campeonato paulista. Abraços.

  8. Itamar o meu email é : vaniltonsousa@hotmail.com

  9. Para todos que quizerem se corresponder e falar um pouco sobre futebol em especial ao CAT segue meu novo email: nelsonmr@pentabrasil.com.br

  10. é campeão, é campeão, quando o CAT entra em campo tem a força de um leão!!!

  11. Que saudades do CAT,todas as minhas férias escolares durante a infancia foram por la,tenho vivo na lembrança,os uniformes do CAT todos dobrados e arrumados no vestiario,que ficava embaixo da unica arquibancda do velho ANTONIO STORTE.dava pra ver através de uma grade ao lado da escada e um detalhe,podia se alcançar as camisas com as mãos,porém ninguem mexia em nada,os tempos eram outros.
    Durante as finais para o acesso,assistimos todos os jogos em São Paulo,se minha memória não me trair eram:CAT,ARAÇATUBA,BRAGANTINO E MOGI MIRIM,QUANTA SAUDADE,parabens pela matéria,devem existir muitas ai pelos baús guardadas.

    Grande abraço a todos.

  12. joguei no cat em 1985 que saldades dai a cidade e uma maravilha

  13. Nasci em Sp mas foui criado desde os meus 3 anos na linda TAquaritinga, meu pai foi diretor do Cat por muitos anos, inclusive eu me lembro de estarmos no palestra naqual noite de acesso de 1982, meu pai ajudou muito no Taquarão, mas os jogos no Antonio Storti deixam sasudades, Taquaritinga linda e maravilhosa, saudades daquela terra, onde hoje só me resta lembranças e saudades dos meus pais que ali repousam.

    Mauricio Tempeste

  14. GOSTARIA DE RECEBER FOTOS DO TIME DO CAT DO ANO DE 1981 ATÉ 1985, QUEM TIVER FAVOR ENVIAR PARA O MEU E-MAIL: diosmarreis@hotmail.com

  15. Gostaria de ver os gol,s da partida historica de Cat 2 x 0 Corinthians, eu estava naquela manhã neste jogo, quantas emoções, que domingo maravilhoso foi aquele.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: