23- Camisa do Paulista de Jundiaí

final-de-semana-224

A 23a camisa foi fruto de sorte. De tanto ir e vir de Cosmópolis (onde mora a família da minha namorada), decidimos um dia desses entrar em Jundiaí e arriscar achar uma camisa pirata do Paulista. (Ah, vc achava que todas as camisas que eu tenho são originais? Não sou milionário, né…).

Descobri que não existem camisas piratas do time. Entretanto descobri uma fantástica promoção na loja Passarela (que patrocina o time) e a Mariana comprou pra mim a oficial por R$ 29,90, como presente.

Falar sobre o Paulista de Jundiaí é engraçado pra mim porque devido ao grande número de importantes encontros com o Santo André eu carrego certa mágoa deles. Entretanto, como tenho bons amigos na cidade (Daniel, Lesmão e família, por exemplo) nunca peguei birra do time.

Bom, esse é mais um time que surgiu graças à estrada de ferro. Foi fundado em 1909 (ou seja, e é o ano do centenário do time, assim como do Coritiba), por funcionários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. O clube substituiu o Jundiahy Foot Ball Club, que existiu entre 1903 a 1908.

O site oficial do time é www.paulistafutebol.com.br

Seu mascote é o galo da Japi.

paulista4

Seu estádio é o Jayme Cintra, inaugurado em 1957, e com uma capacidade de 14.771 torcedores. Aliás, como é difícil chegar lá… Eu sempre erro… Mas chego! Olha eu lá: www.br.youtube.com/watch?v=mVygEnJgqcs .

paulista3

Após disputar por muitos anos a segunda divisão estadual, obteve o acesso para 1a divisão, em 1968, de maneira invicta, e lá ficou por dez anos, sendo rebaixado em 1978, e retornando apenas em 84 ao golear humilhantemente o VOCEM por 7×1 (mais um motivo que eu teria pra não suportar o Paulista).

Em 86, adivinha? Rebaixamento de novo. Pra piorar, anos mais tarde, conseguiram ser rebaixados para a A3 (que os jornalistas ignorantes insistem em chamar de série C do Paulista).

Mas é aí que começa a grande mudança. Ainda na primeira metade dos anos 90, acontece a parceria com a Lousano, que fez o time (pasmem) mudar o nome para Lousano Paulista.

Consequências?  Em 1995 o time subiu da Série A-3 para a A-2 (eu assisti um jogo deles esse ano, em Paraguaçú Paulista, contra o Paraguaçuense), e em 1997, o Galo conquista o inédito título da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Em 1998, foi desfeita a parceria com a Lousano, mas o clube acerta uma nova parceria, dessa vez com a Parmalat. Pasmem pela segunda vez, porque novamente eles….. mudaram de nome!!! Surgia o Etti Jundiaí, que formou grandes esquadras para disputar a A2.

Lembro me de 2000 quando fomos até Jundiaí ver a semifinal entre Santo André e Etti. Perdemos por 1×0, mas tinha certeza que reverteríamos no ABC. E revertemos. Ao menos até boa parte do 2o tempo quando num daqueles lances inexplicáveis do futebol levamos o gol do empate e da desclassificação.

Mas só no ano seguinte o Etti conseguiu o acesso à A1, e também o acesso à série B do nacional.

Em 2002, termina a era dos investimentos e o Paulista volta a tocar a sua vida sem parceiros, com o nome do clube voltando a ser Paulista após um plebiscito realizado na cidade.

Em 2004, o clube perdeu a final do Campeonato Paulista para o São Caetano, e em 2005, chegou ao auge da sua fama em nível nacional, ao conquistar a Copa do Brasil. Relembra como foi:

Em 2006, o Galo disputou a Libertadores, e mesmo não passando da 1ªfase, fez história ao vencer o River Plate em Jundiaí, pelo placar de 2 a 1.

O maior rival do Paulista nunca deixou de ser a Ponte Preta; as duas equipes do interior travam sempre uma batalha dentro e fora de campo.

Possui várias torcidas organizadas, como a Raça Tricolor e a Gamor Força Jovem. Existe um site (aparentemente feito por torcedores) com ótimas informações: www.meupaulista.com.br

Ah, e como sempre, viva alguns momentos na pele do torcedor:

Por fim, encontrei um Livro sobre o Paulista, chamado Jundiahy Foot Ball Club ou Paulista F. C. , por Cláudio Lucato (2002), se quiser comprá-lo, veja aqui ->  www.livrariapontes.com.br/carrinho.asp?codigo_produto=98&codigo_categoria=7&ato=FIM

livro-paulista

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2009/01/22/23a-paulista-de-jundiai/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. tem texto novo no meu blog,se der dê uma olhada:blogdojaovitor.blogspot.com/

    Flw

    Ah,uma das poucas vezes que apoiei o Paulista foi contra o São Caetano em 2004,mas lembro de quando revelou o Marcinho,o Thiago Martinelli,…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: