22: Camisa do América do RJ

final-de-semana-095

Quem é apaixonado por futebol já deve ter se pego cantando “Hey de torcer, torcer, torcer, hey de torcer até morrer, morrer, morrer…“. É o hino do América do RJ,  que foi imortalizado pela voz de Tim Maia, naquele “legendário” CD dos Hinos da Placar. Não ouviu? Ouça aí (com direito a imagens do time):

Essa camisa quem me trouxe foi o Amauri, que trabalhava na Mãe Terra, na mesma época que eu. Como ele era do comercial, vivia indo pro Rio, pra cobrar venda dos representantes, e em uma dessas idas, pedi a camisa.

 

Falar do América é resgatar tradições, é relembrar velhas e boas histórias. Bom, mas antes de começar a lembrar o passado, vamos aos fatos oficiais. O site do time é www.america-rj.com.br.

 

Seu estádio é o Edson Passos (chamado também de Giulite Coutinho ou até de “Estádio do América”) e foi inaugurado em 2000 no jogo America 3 x 1 Seleção Carioca.  Sorato, do America, feito o primeiro gol no estádio. Tem capacidade de 16.000 espectadores. Vale lembrar que no estado do Rio de Janeiro somente o America e o Vasco têm estádios próprios. Dê uma olhada no estádio:

estadio03

estadio011

 

O mascote oficial é a “Brasinha”, um diabo vermelho (devido às cores do clube).

brasinha

Fundado em 18 de setembro de 1904, o América logo tornou-se referência no futebol carioca e serviu de inspiração para a criação de muitos outros Américas, no Brasil e no exterior.

Teve o seu auge na conquista do Torneio dos Campeões de 1982, que contava com os maiores clubes do Brasil, na época. Conquistou também 7 Campeonatos Cariocas, 1 Taça Guanabara e 1 Taça Rio.

Campeões de 82

Campeões de 82

Seus primeiros uniformes tinhas as cores preto e o branco, somente substituídas em 1908 pela atual e tradicional camisa vermelha e calção branco, como homenagem à Associação Athletica Mackenzie College, de São Paulo, a quem o América havia enfrentado em jogo amistoso interestadual.

 Primeiro uniforme

Uma das histórias folclóricas do clube conta que num jogo do Campeonato Carioca, o americano Belfort Duarte colocou a mão na bola dentro da área, mas o árbitro não viu e não assinalou nada. Pois o honesto atleta se acusou e o pênalti foi marcado, acabou virando nome de prêmio oferecido aos jogadores mais disciplinados, até porque ele nunca foi expulso em sua carreira.

Além disso, poucos sabem, mas em 1914 , o América foi um dos protagonistas da segunda partida com iluminação artificial no Brasil ao derrotar o Vila Isabel por 6 a 1.

Até 1986 disputou todas as edições do Campeonato Brasileiro na Série A e era então, segundo o Ranking da CBF daquela época, a 13ª equipe mais bem classificada na história do torneio.

 americatime1986

 Naquele ano, inclusive terminou o Campeonato Brasileiro em 3° lugar, levando 50.502 espectadores pagantes ao Maracanã na semifinal em que empatou de 1 a 1 contra o São Paulo FC.

 

Em 1987, o Clube dos 13 organizou a tão polêmica Copa União, e excluiu o América da disputa. Em protesto o time  recusou-se a disputar a 2ª Divisão. Começava o calvário do América.

13 anos depois, o clube parecia que iria se recuperar com a inauguração do Estádio e uma reestruturação financeira, fiscal e patrimonial. Chegou a disputar a Copa do Brasil em 2004 e 2005.

Em 2006 o clube foi a grande sensação do Campeonato Carioca: teve a melhor campanha nas fases classsificatórias, foi finalista da Taça Guanabara e também semifinalista da Taça Rio. Na final da Taça Guanabara, contra o Botafogo, estiveram presentes cerca de 45 mil espectadores, o maior público do torneio. Com a terceira colocação, garantiu presença na Copa do Brasil de 2007.

Sua boa fase foi confirmada na Taça Guanabara de 2007, sendo semifinalista novamente, vencendo os clássicos contra Vasco (2 a 1), Fluminense (2 a 0) e Botafogo (2 a 1).

Porém, quando preparava-se para, no Século XXI, retornar a sua trajetória de sucesso, veio 2008. Alguns culpam o técnico Ademir Fonseca, outros culpam as várias mudanças na comisão técnica. Seja lá de quem for a culpa, o América foi rebaixado pela primeira vez em sua história, em 5 de abril. Veja matéria sobre o rebaixamento:

  

Mas se em campo o time vai mal, nas arquibancadas (e nos computadores) sua torcida tem feito bastante coisa, confira alguns sites: http://americafootballclub.com/ http://garraamericarj.vilabol.uol.com.br/ 

Ah, quer participar da comunidade dos torcedores no orkut? www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=246138

Atualmente está bastante difícil encontrar a camisa do América para comprar… As pessoas tem escrito me perguntando onde acho por isso segue um link onde se pode achar: http://www.sofutebolbrasil.com/ch/cat_s/189/190/rio-de-janeiro-america.aspx

Pra terminar, a tradicional vivência de alguns momentos como torcedor do América via youtube:

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2009/01/19/22a-america-do-rj/trackback/

RSS feed for comments on this post.

31 ComentáriosDeixe um comentário

  1. O Ameriquinha é uma das equipes mais charmosas do futebol do RJ,fiquei triste quando soube que caiu,uma pena!!!Grande clube esse!!!

  2. Dále!
    Muito bom o blog!
    Aguante Pibe!

  3. É PARA LAMENTAR!

    É TRISTE VER O AMÉRICA NESTA SITUAÇÃO, MAS ACREDITO QUEM SEMPRE SE PODE DAR A VOLTAR POR CIMA.

    E COM CERTEZA UM DIA O AMÉRICA RESURGIRÁ PARA A ELITE DO FUTEBOL.

    AGUARDEM!!!!!!!!!

    • A torcida não pode deixar de acreitar Rodrigo…

  4. […] sua ida para morar no Rio de Janeiro, foi jogar no América Football Club, onde foi campeão carioca pela primeira vez em […]

  5. Muiyo bom o Blog. O AFC está se reestruturando, buscando novas parcerias para voltar ao estrelato.
    Existe uma outra comunidade do clube no orkut, com mais t]de quatro mil membros: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=65546

  6. Sou de Teresina(PI), americano de coração e gostaria de saber como é que faço para conseguir uma camisa do meu glorioso america, pois, aqui na minha cidade não tem nenhuma loja de material esportivo que possua a camisa do america para venda.

  7. José Kleber
    Você pode encomendar pela boutique do américa pelo telefone 21-2234-7123 ou aguardar que dentro de mais ou menos um mês a loja virtual no site estará funcionando!
    Sds Rubras
    Luiz Eduardo Wisniowski – Niterói-rj

    • ai luiz sera q tem alguma forma deu resgatar a camisa no meio fisico?
      pq sou do rj e qria conferir como e essa camisa se souber me informe ok?
      abrçs

    • Eu também quero uma,a minha camisa estar velhinha e estar mais dificl de encontrar pelas lojas do Rio.

  8. Vamos ter muitas boas surpresas pela frente, aguardem!
    Sds Rubras
    Luiz Eduardo Wisniowski-Niterói-rj

  9. Eu achei maravilhosa esse artigo seu sobre o América-RJ, eu sou torcedor aqui no RJ tanto do Fluminense qto do América e tenho fé q o AFC voltará a disputar a elite do futebol não só carioca qto brasileiro. Abraços.

    PS: O site está de parabens!!!

  10. enviei minha msg p/ oPresidente do nosso America todos devemdar uma forca quase sempre visto a gloriosa camisa e na rua soh elogios egritos de SANGUE como declarou o general Douglas Macarthur ao ser expulso com seus soldados no Pacifico na Segunda Grande Guera ele prometeuao seus comandados :EU VOLTAREI: e assim cumpriu sua promessa e venceu amigos e torcedoresapaixonados do America que este fato nosleve a voltarmos com nosso grito de guerra SANGUE……os homens fazem a Historia SoyLoco por ti AMERICA.

  11. O site netshoes é uma verdadeira farsa, pois não existe camisa alguma do nosso Mequinha…

    • O capitalismo é uma farsa.
      O desenvolvimento é insustentável.
      Já a Netshoes… Tem se esforçado para atender ao mercado esportivo.
      Estão até patrocinando o Santo André.
      Se vc se sente lesado por alguma “promessa não atendida”, fale com eles.
      Lute por seus direitos.
      E se alguém da Netshoes quiser se manifestar aqui, fique a vontade..

    • Ah, e se quiser, tem a camisa do América aqui ó:
      http://www.sofutebolbrasil.com/ch/cat_s/189/190/rio-de-janeiro-america.aspx

  12. Pô, eu vi nosso novo manto. É lindo,mas aquela tarja branca no patrocinador deixa muito a desejar.
    PS: o preço tá salgado, parece até que vamos disputar o Mundial Interclubes!!!

    • O preço de camisa de futebol no Brasil é um terror…. É pedir pro torcedor não comprar, ou comprar pirata.
      Será que não dá pra fazer algo mais barato?
      Sobre o patrocinador… É foda… O Patrocinador podia entrar mais discreto, mas pra ele, quanto mais aparecer, melhor…E é ele quem paga…

      • Bota cara nisso. Uma camisa de um América, por exemplo, não sai por menos de 80 reais; uma do Fluminense custa 150 reais; uma do Flamengo custa 170 reais. Caras pra burro. Não dá pra comprar de jeito nenhum. Impossível!!!

  13. Édson Passos é o BAIRRO do município de Mesquita/RJ, onde localiza-se o estádio GIULITTE COUTINHO do América F.C.

  14. Parabéns ao América pelo título estadual da série B em 2009. Comprei a faixa de campeão e estou muito feliz, na esperança de ver o Mecão fazer bonito no estadual da série A em 2010. Avança que dá, Mecão!!!!
    SANGUE!!!!

  15. Amo o América de Coração,pois a minha avó e meu tio almir eram america doente,todos os jogos ele estva lá,só vivia gritando sangueeeeeeeeeeeeeee!

    • Cara, se quiser escrever um texto sobre sua avó, seu tio, o AMérica e vc… fiquer a vontade que eu publico aqui!

  16. é de torcer torcerr.. torce e de torcer até morrer morrer,pois a torcida americana é toda assim a começar por mim a cor do pavilhão e cor do nosso coração…..>

  17. GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ADQUIRIR A CAMISA DO AMÉRICA Q VAI SER LANÇADA P AJUDAR O TIME. SOU AMÉRICA DESDE 1970.NUNCA USEI UMA CAMISA DE OUTRO TIME . ABRÇOS.

  18. O America é a minha maior paixão!!!
    Parabéns pelo seu trabalho, amigo!!!
    Obrigado por valorizar a histório do meu Mecão!!!
    Abração.

  19. SOU AMERICA ATÉ MORRER-ANDRÉ FREIRE -BARRA DE SÃO JOÃO -RJ

  20. O America para 2011, está formando um time à altura de sua tradição, novos reforços, a camisa no Rio pode ser adquirida na loja Pin-Pong , Centro do Rio, av Mal Floriano-centro, ou na loja do clube, por internet, loja virtual, e aproveito para sugerir a galera que vistam o manto rubro , e parabens por este espaço par o America e seus torcedores comparecerem. Um Pele-Vermelha.

  21. O nosso Romario retornou, agora já na Taça Guanabara vamos reagir, o AMERICA é uma paixão que não se explica, vivência-se, só um americano sabe o sabor de ver o manto rubro, lindo, adentrar em campo, as bandeiras vermelhas e o grito SANGUEEEEEEEEE!!!.Feliz 2011 à todos .

  22. por favor mandem o modelo da camisa ki o america jogou no ultimo jogo mandem pelo meum e-mail


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: