19- Camisa do Nacional

final-de-semana-230

A história da 19a camisa mostra como o amor ao futebol é bonito. Numa dessas tardes quaisquer, meu amigo Renato Ramos, presidente da Fúria Andreense  me liga e diz “Mau, acabo de comprar uma camisa do Nacional aqui em SP“.

No mesmo instante pedi pra trazer uma pra mim. Não é muito louco isso? Mesmo ambos torcendo pelo Santo André, o respeito e admiração pelo símbolo de uma outra agremiação permanece. Porque fala mais alto o verdadeiro amor ao futebol e a idéia de que rivalidade não implica em inimizade.

Mas falemos do Nacional Atlético Clube, cujo site oficial é www.nacionalnac.com.br .

 

A data oficial de fundação é 16 de fevereiro de 1919, mas já em 1903,  funcionários da São Paulo Railway Company (companhia ferroviária inglesa) criaram o clube como alternativa de lazer para os ferroviários e seus familiares.

 

sprw

 

O nome do clube, inicialmente era São Paulo Railway Athletic Clube, mas a concessão de serviços da empresa no Brasil terminou em 1946, e a estrada de ferro e o time foram literalmente nacionalizados. O momento da mudança ocorreu em uma partida no Pacaembu contra o Flamengo (RJ).

 

A equipe entrou em campo no primeiro tempo com a camisa do São Paulo Railway e, no intervalo, trocou o uniforme, e voltou para a segunda etapa ostentando o nome Nacional Atlético Clube.

 

Vale lembrar que o clube foi um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol, em 1935.

Curiosamente, no ano seguinte, participou de seu primeiro Campeonato Paulista da Primeira Divisão, onde se manteve por quase duas décadas, até 1953, quando paralisou as atividades do futebol profissional no clube.

 

Em 1959 foi rebaixado à Segunda Divisão, e desde então, nunca mais conseguiu voltar à elite.

 

Desde o fim dos anos 90 a situação se agravou e agora tem lutando pra manter-se na série A2, tendo participado da A3 ( a terceira divisão estadual de São Paulo) por algumas vezes nesses 10 últimos anos.

 

Seu mascote é o “Ferroviário”, homenagem aos fundadores do clube: 

a2_nacional

 

Seu estádio é o Nicolau Alayon, homenagem ao uruguaio dirigente e entusiatsa do time. Localiza-se na Barra Funda, e foi inaugurado em 1938 com uma partida entre o São Paulo Railway e o Corinthians (2×1 pro Corinthians). Tem capacidade para 11 mil pessoas, e é o único no Brasil a homenagear um estrangeiro.

nicolau_alayon

Numa conversa, no ano passado, eu, Mandioca e dois juventinos (Piva e Fernando Boça) tentávamos entender de onde surgiu a rivalidade  do Nacional  e Juventus.  E chegamos a conclusão que foi algo criado recentemente, provavelmente na década de 90, uma vez que não existe qualquer registro oficial  sobre algum motivo específico.

Claro que por ser um derby o clássico JUVENAL carrega a rivalidade entre duas agremiações operárias da mesma cidade, mas a visão que alguns torcedores tem hoje sobre ambos serem principais rivais é recente.

Tomei a liberdade de ligar para o próprio clube (Nacional) e a respotas do sr. Aguirre foi: “Essa rivalidade pra mim é coisa nova”. Achei estranho, mas… tudo bem.

Há pouquíssimo material na net sobre o Nacional. Um vídeo sobre o último (e simplesmente histórico e fantástico) JUVENAL com vitória da equipe da mooca por 5×4 tem um vídeo no youtube, mas foi feito pelos torcedores grená. Se alguém arrumar um vídeo feito pela torcida local, me comprometo a inserir aqui.

Se hoje o clube não vive uma situação das melhores, temos que ressaltar sua importância na história do futebol paulista.

Ao lado de outros times de origem fabril o Nacional foi a oportunidade para setores menos favorecidos da sociedade – entre negros e operários – ocuparem espaço nas equipes de futebol, o que, de certa forma, popularizou a sua prática, até então um privilégio das elites.

Segue uma foto mais recente do esquadrão:

nacional

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2008/12/19/19-nacional/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. coloca Rss ai

  2. haha,eu tava com o Renato esse dia
    tambem pegou uma camisa do naça ,mais a minha é a azul

  3. […] do Nacional! Fiquei contente ao ouvir dele que “A mais bonita é a 19“, uma alusão a 19a camisa postada no blog, que é a do Nacional e uma prova de que realmente tem quem leia esse […]

  4. Como o Juventus é saco de pancada em qualquer divisão que ele tente estar, lembrando que o JUJU é o clube com mais derrotas na a-1 DO PAULISTÃO kkkk mais de 800 a torcida juventina que se denomina jovem quiseram levantar a questão do clássico JUVENAL como sendo boa para eles já que o nacional em sua maioria possui torcedores bem mais velhos do que a Juventina na maioria jovens do bairro da móoca, onde que se vc sair do estádio já parece estar em casa.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: