18- Camisa da Croácia

final-de-semana-221 

Antes de mais nada, vale lembrar que meu avô (Brunoslav Noznica, o “Peruca“, da Vila Alice) chegou ao Brasil como imigrante Iugoslavo, mas a cidade de onde vem sua família  (Antunovac) fica na atual Croácia.

A Seleção de Futebol da Croácia surgiu em 1990, mas só em 1992 tornou-se membro da FIFA, depois de conseguir a independência da antiga Iugoslávia. Se quiser conhecer o hino do país, clique ali-> aqui

Pra quem nunca entendeu a questão da separação Iuguslávia, sugiro um bom livro  chamado “Gorazde – Área de Segurança”, é em quadrinhos, super fácil de ler, mesmo com um tema tão pesado:

gorazde1

O nascimento do futebol na Croácia, segue mais ou menos a mesma cronologia do futebol brasileiro, nascendo no início do século XX.

Boa parte dos grandes jogadores da Iugoslávia eram da região da Croácia, o que ajudou a e a equipa a subir rapidamente no ranking da FIFA e ganhar a admiração de torcedores no mundo todo.

Jogaram as Copas de 1998 (onde foram 3o colocados, graças a força do elenco, que contava com Robert Prosinecki, Zvonimir Boban e Davor Suker, entre outros), 2002 e 2006 e seguem firme para a de 2010.

Time de 1998

Time de 1998

Tem um brasileiro jogando por lá atualmente, o atacante Eduardo da Silva, mas durante uma partida pelo Arsenal, sofreu uma grava fratura e precisará de 9 meses para se recuperar. 

O atual destaque do time é Niko Kranjcar.

 

p1_croatia_03232 

Bom, falar sobre seus torcedores é um pouco dificil. Eles dão shows nas arquibancadas, mas dizem que grupos de extrema direita também frequentam as arquibancadas da seleção e de alguns clubes croatas. 

Inclusive no mesmo jogo que a faixa abaixo (uma das mais belas manifestações anti o tal “futebol moderno”) apareceu, na Eurocopa desse ano, torcedores foram flagrados fazendo manifestações racistas, uma pena.

croatas

Mas, segundo um amigo que esteve na Áustria durante um jogo, o chamdo “torcedor comum” da Croácia é boa gente, cervejeiro e divertido. Olha a festa aí embaixo:

 klagenfurt-croacia-videos-017

O site da Confederação Croata de Futebol é http://www.hns-cff.hr/. Adoro essa camisa, principalmente porque estampei meu nome (Noznica) atrás e muita gente me pergunta “É de alguém da sua família??” E eu invento uma história sobre um primo distante que chegou à seleção anos atrás…. hehehe

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2008/12/15/18a-e-da-minha-terra-natal-croacia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

6 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Caro, muito legal seu blog, bem feito, completo. Te convido a conhecer e a colaborar com o OleOle que é uma comunidade internacional de boleiros e blogueiros. Dê uma passada e quem sabe divulgue seus posts por lá também. abs Mautex

  2. Tá afim de uma camiseta do glorioso Grêmio Catanduvense (www.catanduvense.com.br)? O legal é que a atual tem 9 patrocinadores (10 com a marca da camisa). 50 reais e entrego pelo seu irmão. Abraços!

  3. O bom desta camisa é que vc pode jogar damas, xadrez … Abraço irmão.

  4. Na Copa de 2006,o técnico da Croácia chamou seu filho para a Copa.O técnico se chamava Zlatko Kranjcar e o filho,o novo craque Nico Kranjcar.Mas na Croácia já jogaram irmãos,o mais velho Niko Kovac e o mais novo Robert Kovac,um meia e o outro zagueiro.

    • Bem lembrado grande Jhonny!

  5. Muito legal !!!
    Despertou meu interesse de saber o nome da cidade que meu
    Bisa veio. Tambem estampei
    nas costas da camiseta azul da Croacia meu sobrenome
    Pinterich.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: