A história da bola no Brasil

bola5

Muita gente acha que o Brasil é o país do futebol, mas cada vez mais percebo que o brasileiro não gosta de futebol, ele gosta é do time dele, e quando está ganhando, caso contrário, ao invés de ver o jogo ele prefere sair com o pessoal e se divertir.

O próprio presidente do Corinthians foi flagrado almoçando outro dia enquanto o timão fazia seu jogo da volta à série A (veja essa história no blog do Juca, num post do dia 10/11, clique aqui para ler).

Além disso, repare quão pequena é cultura nacional gerada em torno do esporte. Ainda são pouquíssimos livros, filmes e estudos abordando a tal “paixão nacional”.

Tentando colaborar nesse sentido, esse post nasce com a idéia de se contar um pouco sobre a história da bola de futebol aqui no Brasil.

boladefutebolcosturadan5

A história que se é contada e repetida pela imprensa paulista é que as primeiras bolas teriam sido trazidas ao Brasil por Charles Miller e Hans Nobiling em 1894.

miller

Charles trabalhava na São Paulo Railway Company (que depois viria a ser a Estrada de Ferro Jundiaí – Santos, que atualmente liga a capital ao ABC). Baseado nisso, alguns historiadores citam o campo do Lira Serrano, de Paranapiacaba como um dos primeiros do país.

Porém, também dizem que em 1872, os padres do Colégio São Luís, em Itu, no interior de São Paulo, já organizavam partidas entre seus alunos.

itu

Já no Recife, Guilherme de Aquino Fonseca, pernambucano que viveu por muitos anos na Inglaterra, teria sido o responsável pela primeira bola da região.

guilherme_de_aquino_fundador

No Rio de Janeiro se fala em Oscar Cox como o responsável por trazer a pelota em 1897 (ano que chegou ao país). Mas ainda em 1878, teria ocorrido uma partida no Rio, em frente à residência da princesa Isabel, entre marinheiros britânicos que ao final do jogo levaram a bola embora.

oscarcox1

 Fala-se também em Thomas Donohoe, um inglês contratado pela fábrica Bangu que teria trazido uma bola por volta de 1891.

thomas

E foi no Rio de Janeiro, mais precisamente em Petrópolis, no começo do século 20, que surgiu o primeiro fabricante de bola de couro cru do Brasil, obra do sacerdote Manuel Gonzales, do Colégio Vicente de Paula.

No sul, as primeiras bolas de futebol apareceram na cidade portuária de Rio Grande e cidades próximas da fronteira com o Uruguai. Existem relatos de jogos nas cidades de Uruguaiana e Santana do Livramento antes de 1900. Podemos citar o alemão Johannes Christian Moritz Minnemann e Cândido Dias da Silva como pioneiros.

fundador

As bolas daquela época eram bem diferentes das nossas atuais. Tinham uma abertura por onde entrava uma câmera inflável de borracha, e pra fechar tal abertura era usado um cadarço que ficava amarrado para o lado de fora, dando chance dos jogadores se machucarem nas cabeçadas, por isso era tão comum se utilizar aquelas touquinhas. Abaixo duas fotos de bolas da época:

 

bola_1903

Nos anos 40, as bolas passaram a ter costura interna, sem a abertura e o cordão. Mas seu couro encharcava nos dias de chuva, tornando-as extremamente pesadas, lembrando as bolas de capotão que a molecada usava na década de 80.

bola_decada_40

Em 1962, estreou a pelota com 18 gomos, mais leves e estáveis.

 112

Na copa de 70 foi usada uma bola com 32 gomos, totalmente de couro e costurada a mão.

10

Em 78 surgiu o grande ícone, a bola “Tango” produzida pela Adidas para a Copa do mundo, e que foi base pras todas as bolas desenvolvidas até 2002.

08

A partir dos anos 90, muito se inventou na área da tecnologia, para melhorar a performance dos chutes, e velocidade da bola, assim como os modelos utilizados. A Copa de 2002 usou a Fevernova:

02

 Na Copa de 2006, foi a vez da Teamgeist:

01

Para constar, a bola oficial de futebol, como determina a regra, deve ter uma circunferência superior a 68cm e inferior a 70cm.

Seu peso, no início da partida, deverá ser de 450g no máximo e de 410g no mínimo. A pressão deverá ser igual a 0,6 -1,1 atmosferas (600 – 1.100 g/cm²) ao nível do mar.

Isso na teoria, porque na prática, pra quem ama futebol, a bola é o de menos, valem latinhas massadas, limões, bola de plástico e o que mais se quiser usar pra atender aos chamados e a vontade dos deuses do futebol.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2008/11/23/a-historia-da-bola-no-brasil/trackback/

RSS feed for comments on this post.

23 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Muitoooo Bommm!!

    Ajudou muito na minha pesquisa de escolaa!!

  2. Adorei esse site vou indicar para meus amigos, Para quem gosta de discussões sobre futebol pode acessar o http://www.futebolforum.tk

  3. quem criou a internet me respodan

    • Tim Berners-Lee

      • eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu ! hahaha …

  4. A bola “Tango”que apresentou ADIDAS no ano 78 foi comercializada pelo seu inventor Miguel Arcangel Jorge do Uruguai.Que na epóca desenvolvio a bola colada ano 70 no uruguai.Miguel, vendeu o direito de produção da bola. Logo vendeu o direito para a empresa “bolas Guarda” do Brasil. Nesse ano o Inventor faleceu em um accidente de carro em Cerrito de Ouro- Sao sepé-Rio Grande do sul.Eu sou o filho umico, vivo ainda.Um forte abraço
    Miguel Jorge filho

    • Boas informações.
      Eu escrevi para a Adidas e para a Topper pedindo mais informações para complementar esse post, mas até o momento, nada.

  5. gostei das bolas e seus comentarios

    mas nao acredito que o tecnico do corintians almoçava durante um jogo importante

  6. Eu adorei me ajudou bastante na minha pesquisa de escola!
    =]

  7. muito bommmmmm mesmo ainda bem q tem este site!!!!!!!!!!!!!!!! se não eu tava ferrado !!!!!!!!!!!!!!!! me ajudou muito na pesquisa da escola!!!!!!!!!!!!! obrigado por ter este site!!!!!!!!!!!!!!

  8. achei aqui tudo oq eu prescisava para meu trabalho , site nenhum é tão completo como foi esse , muiito obrigado

  9. extupendo brilhante amei

  10. Vc conhece quem coleciona bolas de futebol?

    • Puxa, que boa idéia… Nunca ouvi falarde alguém que o fizesse…

  11. meu esse site e muito bom me ajudou muitana pesquisa da escola mtu obrigado

  12. muito legal!!!!!!!!!!!!

  13. gostei muito pq nao sabia muito sobre a hitoria da bola e e mim de muita força na minha a presentaçao.

  14. […] A história da bola no Brasil […]

  15. gostei

  16. O melhor site que achei foi esse !

  17. Obrigado ajudou bastante na minha pesquisa 🙂 vlw

  18. Sou colecionador de bolas de futebol e busco informações junto a Topper – Adidas – Nike -Penalty e federações. Eles nunca respondem nada sobre a época/anos do fornecimento de bolas para os campeonatos! Caso alguém tenha informações sobre o fornecimento de bolas para o campeonato paulista antes de 2002 me informe! At David Valverde. professorvalverde@bol.com.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: