14: Camisa do Sport

niver-mau-011

 

Antes de mais nada, se você ainda não entendeu o que é esse blog, leia o post inicial.

A 14a camisa é a do Sport Club do Recife, time que conquistou a Copa do Brasil de 2008 numa das finais mais emocionantes dos últimos anos. Aliás, não só a final, toda a campanha do Sport foi emocionante e um jogador (que nem pode disputar a tal final) representou bem esse espírito, Romerito (um dia ainda entrevisto ele por blog).

romerito

Possui dois grandes sites, o www.sportrecife.com.br/ , ou o www.siteoficialdosport.com.br/ .

Falando de história, o Sport Club do Recife, foi fundado em 13 de maio de 1905 (mais de 100 anos de tradição, é mole?) por Guilherme de Aquino Fonseca, pernambucano que viveu por muitos anos na Inglaterra , e que regressou trazendo consigo a paixão pelo novo esporte daquele país, o futebol.

Dizem que na própria festa de inauguração do clube, já aconteceu uma partida de “football” entre os sócios do Sport e do English Eleven.

Convite para o primeiro jogo

Convite para o primeiro jogo

Em 1916, o Sport disputa pela primeira vez o campeonato Pernambucano e chega ao título em cima do que será seu eterno rival, o Santa Cruz. Dali em diante o Sport inauguraria uma comemoração bastante comum em sua história, ser campeão estadual. Seu primeiro escudo era bem diferente do atual:

brasao-sport1

Em 1919 chega a atual versão do seu escudo, devido ao troféu Leão do Norte, disputado contra um combinado do Remo/Payssandú e que possuia a escultura de um leão. A torcida paraense inconformada teria tentado retomar o cobiçado troféu, ocasião em que a cauda do leão foi partida. O troféu é mantido até os dias de hoje, com sua cauda partida, unida por um laço, na Sala dos Troféus, na sede do Clube.

escudo-sport

Com isso, o leão acaba se tornando seu mascote também.

leao-do-sport

Em 1937, inaugura seu estádio, a Ilha do Retiro, construído sobre uma ilha e aterrada em torno. A Ilha viria a sediar o jogo Chile x EUA na Copa do Mundo de 1950.

ilha_do_retiro_2007

Em 1987 o Sport conquista o campeonato brasileiro, num torneio cheio e plêmicas, uma vez que o campeão deveria sair de um confronto final entre o módulo amarelo (Sport e Guarani) e do módulo verde (Flamengo e Internacional), mas os cariocas e gaúchos recusaram-se em jogar as finais dando o título ao Sport (reconhecido pela FIFA). Na sua participação na Libertadores no ano seguinte, o Sport não conseguiu se classificar para segunda fase.

Para 2009 as expectatvas são grandes para a disputa da Libertadores, afinal o time ganhou muito respeito pela conquista da Copa do Brasil.

sport-1

Sempre que jogou contra o Santo André, eu ouvia um grito diferente de sua torcida e só depois soube que era o famoso Cazá, grito de guerra do Sport, iniciado em 1938 segundo seus torcedores. Sendo assim, seria anterior ao grito similar entoado pela torcida do Vasco, que teria aprendido com o ex jogador do Sport Ademir Menezes. Veja como é:

Cazá, cazá

Pelo Sport nada?
Tudo!
Pelo Sport nada?
Tudo!
Então como é, como vai ser e como sempre será?

Cazá! Cazá! Cazá, cazá, cazá!
A turma é mesmo boa!
É mesmo da fuzarca!
Sport! Sport! Sport!”

Falando de torcida e rivaldades, vale lembrar que o time faz com o Náutico o chamado “Clássico dos clássicos”, e com o Santa Cruz, o “Clássico das Multidões”.

Além disso, fiquei sabendo que está acontecendo desde 2007 um movimento chamado “Brava Ilha”, uma torcida que foge dos padrões das organizadas brasileiras e que mostra influência das barra-bravas latinoamericanas, veja o detalhe pra faixa criticando o senado:

 

Mas a torcida jovem também, segue firme e forte com seu bandeirão:

Boa sorte em 2009!

About these ads

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2008/11/20/14a-camisa-sport/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

5 ComentáriosDeixe um comentário

  1. cara, sinto te informar mas esta camisa que você possui do SPORT não existe. é uma camisa pirata, de muito mal gosto e qualidade duvidosa, e ainda por cima mal feita.
    vi que você pesquisou bem sobre o clube, e que inclusive postou o escudo. repare que o escudo na camisa é invertido. falha grosseira, hein?
    acesse o site oficial (www.sportrecife.com.br) e confira a camisa oficial do clube. aproveite e compre a nova camisa dourada, lançada recentemente e que será usada em jogos da libertadores.

    gostaria de dizer também que achei seu blog excelente e que sinceramente gostei da sua idéia. tenho um certo fanatismo por futebol e espero um dia começar esse mesmo projeto seu das mil camisas. parabéns!

    • Victor, eu sei disso. Até já comentei em outros posts sobre o tema.
      Infelizmente eu não sou um desses “colecionadores” que tem ba$e pra montar uma coleção.

      Eu só sou um apaixonado pelo futebo e vivo exatamente a mesma sina da maior parte dos torcedores, ou seja, mais vontade do que verba.

      A maior parte da minha … “coleção” é formada por camisas que ganho de outros torcedores e de amigos e parentes que estão viajando. Uma pequena parte eu mesmo compro. E agora, começam a existir alguns clubes que, sensibilizados pelo meu projeto e vendo no blog uma oportunidade interessante de divulgação, começaram a colaborar enviando suas camisas oficiais.
      Caso o Sport se interesse em me enviar uma camisa oficial, ficarei muito feliz em apresentá-la, caso contrário, não posso inventar o que não tenho.

      Agradeço o apoio!

  2. [...] enorme rivaliade com outros dois clubes que já passaram pelo nosso blog. São eles, o Sport , com quem faz o “Clássico das Multidões” e com o Náutico, com quem disputa o [...]

  3. [...] minha infelicidade… (suspiro) o Santo André voltou à segundona, junto de Sport (PE), Náutico (PE) e Coritiba [...]

  4. Acompanho teu blog há um tempão e só agora vi que tu já havia postado a camisa do meu Sport! Poxa, suuper bacana a pesquisa que tu fez. Tá tão boa que nem tenho tantas curiosidades a mais pra te falar.

    Sobre as nossas cores, foi algo meio que por acaso, mas se encaixou perfeitamente. Guilherme de Aquino trouxe na bagagem, quando voltou da Inglaterra, em 1903, todos os materiais necessários pra prática do futebol: camisas, calções, meiões, chuteiras, bola… E todo esse equipamento era rubro-negro.

    Outro fato é que inicialmente, Aquino procurou os dirigentes do Náutico, o único clube de esportes que existia no Recife. Mas os dirigentes do alvirrubro negaram na hora, pois diziam que o futebol não era um esporte digno de um clube de elite. Então, Guilherme resolveu procurar os trabalhadores ingleses da Great Western e Western Telegraph, que costumavam jogar futebol no quintal de suas casas. Assim nasceu o Leão da Ilha.

    Se tu tiver paciência, tem mais: A negativa dos dirigentes do Náutico, que Guilherme recebeu, foi o que fez nascer a rivalidade entre os dois times. Tanto que, olha o que tem escrito no primeiro estatuto do Sport: “Todo cidadão que pertencer a qualquer Associação, que
    tenha Sport Marítimo, não poderá pertencer ao Sport Club do Recife.”

    O Sport foi revolucionário em Pernambuco não só por trazer o futebol, mas também foi o primeiro clube a aceitar negros e não-ricos. É motivo de orgulho para nós sempre ter tido em nossa essência a democracia. Por isso nos tornamos um clube tão popular no Nordeste.

    Por fim, queria te mostrar essa frase de Guilherme de Aquino, que ele falou logo após a nossa primeira vitória: “O Sport, meus amigos, será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará.”


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: