9- Camisa do The Celtic Football Club

Cerveja e futebol!

O Celtic Football Club é uma equipe bastante tradicional no futebol europeu, vinda da Escócia, um dos berços do futebol. O site oficial do time é: www.celticfc.net.

Comprei essa camisa junto da minha namorada, numa loja em Buenos Aires e lembro que paguei bem barato nela.

O Celtic foi fundado em 1888 por padres católicos, que quiseram homenagear os irlandeses que moravam no leste de Glasgow.

Faz com o Glasgow Rangers há mais de 120 anos, um dos clássicos de maior rivalidade no mundo, conhecido como “velha firma”. Isso porque traz para o estádio as diferenças entre Católicos (Celtics) x Protestantes (Rangers).

Por muito tempo, ambos não admitiam que jogadores da religião “adversária” atuassem pela equipe, o que só terminou em 1988 quando o Rangers contratou o jogador católico Mo Johnston (Que chegou a receber ameaças de morte das duas torcidas).

A primeira grande briga aconteceu  em 1909, num jogo com 60 mil pessoas, das quais 180 morreram devido a uma grande briga.

Para se ter uma idéia do fanatismo, os torcedores do Celtic estampam em sua bandeira a imagem do Papa e apóiam o grupo terrorista irlandês: “Ira”!

O Celtic foi campeão da Copa dos Campeões em 1967, vice em 1970, e vice da Copa da UEFA em 2003.

 

Os torcedores do Celtics são conhecidos como os “Billy Boys”. Dê uma olhadinha neles cantando a tradicional “Walk one”, versão de Elvis Presley, é emocionante!

Há pouco tempo lançaram a nova camisa, na cor…. amarela??? É isso mesmo…. Eu prefiro a tradicional:

Seu estádio é o Celtic Park, e pode ver que é um estádio de primeiro mundo. Aliás se a foto abaixo não satisfizer sua curiosidade, faça uma tour virtual: www.wantastadiumtour.com/images/clubs/celticfc/celtic_ft.asp

Uma das camisas que tenho como objetivo em conseguir é a do Rangers, assim que eu conseguí-la posto aqui!

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2008/10/31/numero-9-the-celtic-football-club/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Outro dia, a rede americana CNN publicou uma lista com os dez maiores clássicos do futebol mundial. Celtics e Rangers era o primeiro do ranking justamente por causa da questão religiosa Católicos x Protestantes. Palmeiras e Corinthians veio na nona posição. River e Boca, se não me engano, era o quarto colocado. Só achei um absurdo não terem colocado Grêmio e Inter…

    • O maior clássico do futebol nacional é o Atletiba. Há 85 anos com público sempre superior a 30 mil ingressos quando os jogos são disputados no Major Antonio Couto Pereira estádio do Coritiba Foot Ball Club.

  2. Cara tu pagou barato nessa camisa porque ela é 100% falsa. De qualquer modo a matéria está mto legal!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: