4- Camisa da Tuna Luso

A 4a camisa veio com o Guilhermão, grande amigo que foi até o Pará, visitar a terra natal de sua esposa e me trouxe de presente (tudo bem que tive que pagar… hehehe).

É a bela camisa da Tuna Luso, considerada a terceira força do futebol paraense. Clube centenário, fundado em 1903, por caxeiros portugueses, com objetivo de divulgar e eternizar a cultura portuguesa, principalmente a música (até onde entendo, Tuna era o nome que os agrupamentos estudantis recebiam, e estavam sempre ligados a produção artística, principalmente a música e poesia).

O uniforme tem como característica marcante do uniforme a faixa que divide a camisa na diagonal (como a do Vasco, da Ponte, entre outros), e o uniforme for o branco, a faixa é verde, e vice-e-versa.

Campeã da série B do brasileirão em 1985 e em 1992, da série C (onde o filho chora e a mãe não ouve) a Tuna já levantou 10 vezes a taça estadual, mas segue sem ser campeã Paraense desde 1988.

Seu estádio é o Francisco Vasques, conhecido como “Souza”, com capacidade para 5.000 cruz-maltinos (como são chamados seus torcedores). Entretanbto é comum disputar partidas no Estádio Olímpico do Pará, onde cabem 46.000 pessoas.

Francsiso Vasques

Francsiso Vasques

Sua torcida exerce um apoio forte não só no campo, mas também fora dele, prova disso são os sites http://atat-pa.blogspot.com/ e http://www.tunaluso.net/ ambos desenvolvidos por torcedores para divulgar o clube, já que não achei o site oficial até o momento.

Seu mascote é a águia, e uma de suas representações que vi, foi feita pelo grande ilustrador Juarez Corrêa, responsável por vários mascotes do Brasil.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://asmilcamisas.wordpress.com/2008/10/20/numero-4-tuna-luso/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Nada disso, a camisa foi de graça!
    Agora a do Juventude de Primavera do Leste, sei não…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: