45- Camisa do Sampaio Corrêa

jogo sport 049

Chegamos à camisa de futebol número 45, e mais uma vez estreiamos um novo estado, desta vez, o Maranhão.

E isso, graças à camisa do Sampaio Corrêa Futebol Clube, time da cidade de São Luís, e maior vencedor de títulos do Campeonato Maranhense.

 sampaio_correa_n

O time foi fundado no dia 25 de março de 1923, por um grupo de jovens peladeiros, sob o comando de Vital Freitas e Natalino Cruz.

Nasceu como Associação Sampaio Corrêa Futebol Clube, oriundos do antigo Remo F. Club (1920), time formado por operários e jovens de “pés descalços”.

O nome é uma homenagem ao hidroavião Sampaio Corrêa II, que aportou em São Luís no dia 12 de dezembro de 1922.

A roupa dos pilotos deu origem ao primeiro uniforme do clube, pois um deles usava camisa verde e amarela, em linhas verticais e outro nas cores verde e branca.

O maior rival do é o Moto Club, mas também compete com o Maranhão, o Bacabal e o Imperatriz.

Segundo a opinião pública, o Sampaio Corrêa tem a maior torcida do Estado do Maranhão. Seus torcedores são chamados de bolivianos, ou sampaínos.

 torcida sampaio

Seu mascote é o tubarão.

tubarao 

Em 1972, conquistou a segunda divisão do brasileiro, na época, com 23 times do Nordeste apenas, divididos em 4 grupos (3 de 6 e 1 de 5). O Sampaio compunha o grupo A com Moto Clube (MA),  Tiradentes e Flamengo (PI), Fortaleza e Guarany (CE).

1a fase:

Sampaio Correa 0x1 Moto Clube

Flamengo 0 x 0 Sampaio Correa

Tiradente 1 x 1 Sampaio Correa

Sampaio Correa 1×2 Guarany

Sampaio Correa 1 x 0 Fortaleza

Motoclube 0 x 0 Sampaio Correa

Sampaio Correa 5 x 0 Flamengo

Sampaio Correa 2×0 Tiradentes

Guarany 0x1 Sampaio Correa

Fortaleza 0x1 Sampaio Correa

 

Classificado, o Tubarão formou um  novo grupo com o Tiradentes (PI), o Itabaiana (SE) e o Atlético (BA).

Atlético 1×2 Sampaio Correa

Itabaiana 0x0 Sampaio Correa

Sampaio Correa 0x0 Tiradentes

Sampaio Correa 2×0 Atlético

Sampaio Correa 1×0 Itabaiana

Tiradentes por 2 x 1 Sampaio Correa

 

Classificou-se assim para a grande final, disputada em um jogo apenas, contra o Campinense – PB, melhor time da competição.

A partida ocorreu em São Luís, numa verdadeira batalha campal, terminando em 1 x 1 no tempo normal e 0 x 0 na prorrogação. O Sampaio venceu na cobrança de pênaltis por 5 x 4, levantando o troféu de campeão.

Time básico do Sampaio Campeão da Série B de 1972: Jurandir; Célio Rodrigues, Neguinho, Nivaldo e Valdecir Lima; Gojoba, Djalma Campos e Edmilson Leite; Lima, Pelezinho e Jaldemir.

Em 1997, o time foi campeão invicto da série C, a Terceirona do nacional, com o time abaixo:

1997-sampaio

A campanha do time foi:

Na 1.ª Fase 0x0, fora de casa contra o Santa Rosa/PA. Em São Luís, ganhou do River/PI por 1 x 0 e fora, também por 1 x 0, venceu o 4 de Julho/PI. Nos jogos de volta, em Teresina, venceu o River, por 2 x 1  e nos dois últimos jogos em casa, bateu o 4 de Julho por 4 x 2 e o Santa Rosa por 4 x 0 .

Na 2.ª Fase, já no sistema mata-mata, enfrentou o Quixadá/CE e em casa, tropeçou no primeiro jogo, apenas empatando com o visitante por 1 x 1. No jogo de volta, no Ceará, o Sampaio venceu pelo magro placar de 1 x 0. A invencibilidade era mantida e a classificação estava assegurada.

Na 3.ª Fase, o adversário deste mata-mata era o já conhecido Santa Rosa, do Pará. No jogo de ida, a Bolívia conseguiu o empate em 0 x 0, arrancando a classificação, suada, em São Luís, vencendo por 3 x 2.

Na 4.ª Fase, o Sampaio jogou contra o Ferroviário, do Ceará. No primeiro jogo, em Fortaleza, deu Sampaio por 1 x 0. No segundo, em São Luís, novamente o Sampaio venceu, agora por 4 x 0.

Na 5.ª e última Fase, quatro times se enfrentariam num quadrangular. Quem fizesse mais pontos seria campeão. O primeiro jogo foi um empate de 1×1 contra o Francana, em Franca (SP). Depois Sampaio Corrêa venceu por 3 x 0 o Tupi e empatou em 1 x 1 com o Juventus. Nos jogos de volta, empatou com o Moleque Travesso, dessa vez por 2 x 2 e venceu, fora de casa, o Tupi por1x0. O último jogo foi um 3 x 1 contra o Francana, num Castelão com mais de 70 mil pessoas sagrando-se CAMPEÃO BRASILEIRO INVICTO DA SÉRIE C – 1997.

O Sampaio é o único clube do Maranhão a participar de um torneio internacional oficial: a Copa Conmebol de 1998, terminando como terceiro colocado atrás do Santos e do Rosário Central, da Argentina. Abaixo uma foto do time de 1998:

1998_Sampáio

O hino do Sampaio foi composto por Agostinho Reis, e sua gravação original foi interpretada pelo cantor Alcides Gerardi.

Um de seus atletas, MASCOTE, bateu o recorde brasileiro de gols numa única partida, em 1934,quando o Tricolor venceu a representação do Santos Dumont por 20 x 0, e Mascote fez 13 gols. Esse recorde nunca foi sequer igualado. Os atletas que passaram mais perto foram: Caio Mário (CSA 22 x 0 Maceió, pelo Alagoano de 1944) e Dadá Maravilha (Sport 14 x 0 Santo Amaro, pelo Pernambucano de 1976), com 10 gols cada.

Manda seus jogos no Estádio Municipal Nhozinho Santos, inaugurado em 1 de outubro de 1950 e com capacidade máxima de 21 mil pessoas. O estádio é de propriedade da Prefeitura Municipal de São Luís do Maranhão. Seu nome é em homenagem a Joaquim Moreira Alves dos Santos, pelas mãos do qual ocorreu o nascimento das atividades esportivas em Maranhão.

 nhozinhojpg

nhozinho_santos_pronto

Mas também disputa grandes jogos no Estádio Governador João Castelo (simplesmente conhecido como Castelão), inaugurado em 5 de fevereiro de 1982, sendo um dos maiores estádios da Região Nordeste, com capacidade para cerca de 46.200 pessoas (embora no ano de 1998 quase 98 mil pessoas assistiram ao jogo Sampaio e Santos pela Copa Conmebol). O estádio é de propriedade do Governo Estadual do Maranhão, e é usado também pelo rival Moto. Seu nome é em homenagem a João Castelo Ribeiro Gonçalves, governador do Maranhão de 1979 a 1982.

 castelaoj

O time possui várias organizadas:
Tubarões da Fiel
Mancha Tricolor
Democracia Tricolor
Coração Tricolor
Sampaixão
Sangue Jovem Tricolor

Uma coisa que eu adoro são livros sobre os primórdios do futebol no Brasil. E caso você queira saber como foi o início do futebol no Maranhão, procure o livro “Terra, grama e paralelepípedos”, de Claunísio Amorim Carvalho, São Luís: Café & Lápis, 2009.

O site do clube é o www.sampaiocorreafc.com.br

Pra terminar, olha o penalty pro Tubarão

About these ads

The URI to TrackBack this entry is: http://asmilcamisas.wordpress.com/2009/07/08/45-camisa-do-sampaio-correa/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

19 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Meu nome é André sou tocedor do clube do Remo, estou enviando esta mensagem pra todos vocês jogadores do sampaio, que a coiosa que se chama paisandu já esta contando vitoria sobre vocês devido o tabu que que asiste por vocês nunca ter ganhado deles. a tocida desta coisa disse que vai invadir codo e vai festeja a classificação dentro da casa de vocês, pro isso vocês tem aqui em belém toda força da tocida do clube do Remo.

    ( Ganhe essa coisa e mande ela para serie D )

    • NOS VAMOS GANHAR DESSA MIZERA CHAMADA gaysandu NÃO TE PROCUPA Q ELES VÃO É PRA SERIE D

  2. Olha eu ai comemorando o gol da minha Bolívia!!!
    Vídeo feito pelo meu amigo Saulo…

  3. heheh saudoso ex clube do grande goleiro juca baleia – uma lenda do futebol nacional

  4. sou torcedor a distancia da bolivia querida pois sou de sõa luis, mais moro em votuporanga (sp) gotaria de saber como consigo a camisa da bolivia querida, se dá pra comprar pela internet, qual o site do clube, gostaria tabem de receber noticias do sampaio correia .

  5. como eu fasso pra fazer um teste no sampaio correa

    • Hmmm… Não sei…
      Mas também gostaria de fazer, ainda que já não tenha idade para isso… To com 32…

  6. [...] disso, 4 times bem fortes caíram para a série D de 2010: Sampaio Corrêa (MA), Mixto (MT), Confiança (SE) e Marcílio Dias [...]

  7. caro boliviano, moro em Olinda -pe e gostaria de comprar duas camiseta G do sampaio correia

    fico Grato
    gaspar

  8. Sou maranhense e comecei torcer para o sampaio correia no Maranhão e pelo Palmeiras no Brasil, no ano de 1972. Lembro-me que nesse tempo os times jogavam no esquema 4-2-4 e a escalação oficial do sampaio era: Paulo Figueiredo, Celo Rodrigues, Neguinho, Nivaldo e Valdeci. Gojoba e Edminson Leite. Lima, Djalma, Paraíba e Pelezinho.
    O time do Palmeiras jogava com: Leão, Eurico, Luis Pereira, Alfredo e Zeca. Dudú e Ademir da Guia. Leivinha, Fedato, César e Ney.
    Ah que saudades da época em que eu ouvia através do rádio, grandes e inesquecíveis jogos.

  9. EU SOU AMAZONENSE MAS PARA MIM O O SAMPAIO CORREA É O MELHOR TIME DO BRASIL !!!!!!!!!!!!!! SOU MUITO FÃ SÓ TYEN JOGADOR GATINHO !!!!!!!!!!!!ASS. ELLEN SABOROZA

  10. OLÁ PESSOAL, SOU TORCEDOR DO SAMPAIO CORREA DESDE QUE ME ENTENDO COMO GENTE, NAO PERDIA UM JOGO SEQUER NO CASTELAO QUE AGORA ESTA ABANDONADO. E ESTOU AQUI PARA AFIRMAR QUE NO JOGO DE 1998 PELA COPA CONMEBOL CONTRA O SANTOS NO CASTELAO O PUBLICO TOTAL, PASSOU BRINCANDO DOS 100 MIL, ISTO PQ EU MESMO PASSEI POR CIMA DA CATRACA. E HAVIAM VARIOS LOCAIS SEM FISCALIZAÇAO…SO PARA REINTERAR. ABRAÇO.

    • Dá lhe Sampaio Correa!!!!!!!!

  11. boa noite sou torcedor do sampaio correa gostaria de saber onde posso adquiri um camisa dessa nova, minh familia e toda da ai e eu moro em sao paulo.

    • Em São Paulo é difícil…. Talvez valha a pena tentar achar pela internet…

  12. a qui no maranhão
    ão quem manda e o tubarão chupa papão

  13. TENHO GRANDE ADMIRAÇÃO PELO SAMPAIO DESDE A DÉCADA DE 80, LEMBRO DE BEATO,RAIMUNDINHO,MATEUS,ZE CARLOS, PAULO LIFOR, BIMBINHA,ROSCLIN, LUIS CARLOS, ORLANDO, PAULO CESAR,JOAOZINHO NERI, ERAM BONS JOGADORES ZE PEDRO RIO DE JANEIRO

  14. Sampaio Corrêa , uns dos mais tradicionais times do brasil, mais que esta voltando para o cenário nacional….. !!! 100% Sampaio Corrêa !


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: